Albuquerque desdobra-se amanhã em actividades comemorativas

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, preside amanhã, dia 1 de Julho, pelas 16 horas, no Salão Nobre do Governo Regional, à cerimónia de atribuição de insígnias honoríficas a personalidades e instituições madeirenses, que decorrem no âmbito das celebrações do Dia da Região e das Comunidades Madeirenses. Estas comemorações oficiais do 1 de Julho, Dia da Região Autónoma da Madeira, decorrem, este ano, no Funchal.

A entrega das insígnias honoríficas madeirenses pelo Governo Regional visa estimular o mérito e manter vivas as tradições que conferem prestígio e dignidade a pessoas, entidades e colectividades, refere comunicado oficial.

A resolução do Conselho de Governo do dia 18 de Julho aprovou a lista de personalidades e instituições a distinguir. Foi atribuída a Insígnia Autonómica de Valor a Conceição Maria de Sousa Nunes Almeida Estudante, licenciada em Direito e pós-graduada em Administração Hospitalar e antiga secretária regional dos Assuntos Sociais e do Turismo e Cultura (Cordão) e ao advogado José Ferreira Prada (Cordão).

Por outro lado, foi atribuída a Insígnia Autonómica de Distinção a José Nélson Gomes de Abreu, empresário (medalha), à galeria Porta 33 – Associação Quebra Costas Centro de Arte Contemporânea (medalha), e a Insígnia Autonómica de Bons Serviços  foi atribuída ao Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava (cordão); Maria Helena Tavares Ramos dos Santos Pereira, médica (cordão); Felicidade de Carvalho Ferraz Branco, enfermeira (cordão); Maria Lúcia Fernandez da Cruz dos Santos, funcionária pública na área do JORAM e licenciada em Comunicação Social (medalha);  eManuel José Figueiroa França Gomes, cirurgião plástico (medalha).

Após a cerimónia de entrega de insígnias, decorrerá uma Eucaristia, na Sé do Funchal, pelas 17h30 horas, alusiva ao Dia da Região.

Miguel Albuquerque marcará também presença amanhã em várias das actividades que assinalam o Dia da Região. Pelas 12 horas,  presidirá à cerimónia de inauguração da escultura comemorativa dos 600 anos da Madeira, na rotunda Bernard Harvey Foster.

A “Escultura Comemorativa dos 600 Anos da Descoberta do Arquipélago da Madeira” é uma obra do artista madeirense Amândio de Sousa. A coordenação dos trabalhos esteve a cargo de “Massa Cinzenta – Duarte Caldeira”

É uma estátua concebida durante este ano, em aço pintado, que mede seis metros de altura por 2,40 metros de diâmetro. Pesa 5,8 toneladas, refere-se. Fica localizada na Rotunda Bernard Harvey Foster, no Funchal. A sua inauguração foi adiada por causa da pandemia, razão porque já há bastante tempo se encontrava “embrulhada” naquele local.

Amândio de Sousa, o seu autor, nasceu na freguesia de São Pedro (Funchal), a 22 de Setembro de 1934.