Governo Regional cede terreno à Câmara de São Vicente para a criação da “Via Ferrata”

O Conselho do Governo reunido em plenário em 25 de junho de 2020, resolveu autorizar a cessão a título precário e gratuito de uma parcela de terreno, com área aproximada de 1600 m2, do prédio urbano (terreno para construção) com área total de 2755 m2, localizado no Sítio da Fajã da Areia ou Boqueirão, freguesia e concelho de São Vicente.

A ideia é a autarquia do norte implementar o projeto turístico denominado “Via Ferrata de São Vicente”.

Via Ferrrata é um itinerário preparado nas paredes rochosas da montanha, com recurso a escadas, cabos de aço, pitões, etc. de modo a facilitar a progressão e otimizar a segurança dos praticantes de montalhismo.

Permite um acesso facilitado a grandes paredes rochosas utilizando técnicas de progressão muito simples.

Com 7 graus de dificuldade que vão de Fácil a Extremamente difícil, pode ser acessível a um pedestranista em boa forma ou então a um montanhista experimentado.

A “Via Ferrata” de São Vicente será co-financiada por verbas comunitárias e que contempla a criação do percurso, colocação de ferros, fios em aço, e criação de escalada para principiantes.

O prazo da cessão do terreno  da Região localizado a sul do estacionamento anexo ao clube Naval de São Vicente é de dez (10) anos, podendo, no entanto, sempre que se mostrem preenchidos os pressupostos que fundamentaram a cessão, ser prorrogável por períodos de 5 anos, até perfazer o prazo máximo de 20 anos.

A cedência do terreno é fundamentada na resolução, nestes termos: “Considerando que o Município de São Vicente, solicitou a cedência a título precário e gratuito de parte do mencionado prédio, visando instalar na encosta do mesmo, um projeto turístico denominado de “Via Ferrata”, projeto pioneiro na Ilha da Madeira, com grande potencial de captar novos nichos de mercado, o qual revela interesse público para o desenvolvimento do Norte da Região Autónoma da Madeira”.

A cessão obteve a autorização prévia do Vice-Presidente do Governo e dos Assuntos Parlamentares, Pedro Calado.