Miguel Gouveia reafirma trabalho da CMF em matéria de obras públicas, ao longo dos últimos meses

O edil funchalense abordou esta manhã, na sessão ordinária da Assembleia Municipal do Funchal,  o trabalho da autarquia ao longo dos últimos meses em matéria de obras públicas. “Mesmo apesar da crise de saúde pública que muito tem afectado a cidade, temos feito um esforço no sentido de prosseguir no terreno com obras que consideramos fundamentais para o bem-estar dos funchalenses”, declarou.

Entre as mesmas, Miguel Gouveia enumerou a reabertura do Caminho dos Tornos, no Monte, na sequência da consolidação estrutural da encosta sobranceira, afectada pelos incêndios de 2016. Insistiu em que “esta foi uma das intervenções tecnicamente mais exigentes levadas a cabo pelo Município, tendo representado um investimento de 1,4 milhões de euros (…) Uma vez garantida a segurança de pessoas e bens, o caminho foi recentemente reaberto à circulação, já depois da sua respectiva repavimentação”.

Na freguesia de São Roque, a obra de substituição da rede de água em fibrocimento que abrangia o Caminho do Lombo do Jamboeiro, o Caminho da Azinhaga e o Caminho da Penteada decorre, por sua vez, a bom ritmo, numa extensão superior a 2 quilómetros de rede, com um investimento de 566 mil euros. O autarca explicou, neste caso, que “no âmbito da empreitada, foi concluído esta semana mais um troço no Caminho da Azinhaga, tendo-se iniciado o fecho das valas e a pavimentação parcial do caminho, de forma a permitir a circulação rodoviária com condições de segurança ao longo das próximas semanas. A repavimentação integral do arruamento será efectuada logo após o Verão.”

Ainda no campo da modernização das redes de água, mas desta feita em Santo António, a Câmara Municipal do Funchal tem neste momento em curso uma intervenção de substituição da rede de abastecimento de água do Caminho da Ladeira, “mais uma intervenção nas zonas altas do concelho, neste caso a renovação de uma rede de água potável numa zona historicamente atingida por roturas e derrames, e que tornará o abastecimento mais eficaz e mais sustentável, para franco benefício dos residentes, sendo que depois o caminho será igualmente repavimentado.”

“Todas estas intervenções, em freguesias cujas juntas são lideradas pelo PSD e cujos representantes votaram contra o Orçamento Municipal para 2020 provam que, ao contrário daquilo que pratica o Governo Regional nas autarquias que não são da sua cor política, no Funchal não há cidadãos de primeira nem de segunda. O actual Executivo trabalha todos os dias para servir todos os funchalenses por igual, salvaguardando a melhoria da vida das pessoas perante todas as tentativas de bloqueio da cidade por parte de partidos que só se preocupam com a sua própria sobrevivência”, conclui o presidente da CMF.