Cachalote em destaque numa exposição na FNAC-Madeira

Massimiliano Rosso, CIMA Research Foundation
Uma exposição de fotografia intitulada “Cachalote – O embaixador dos oceanos nos mares da Madeira” poderá ser vista no café da FNAC Madeira, a partir da próxima segunda feira (8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos), refere uma informação da ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação.
A mostra estará patente durante um durante um mês, no Café da FNAC no MadeiraShopping.
É quase uma vintena de fotografias para retratar a presença do cachalote (Physeter macrocephalus) nos mares da Madeira. A exposição inclui registos de investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, pólo da Madeira, Observatório Oceânico
da Madeira e de empresas marítimo-turísticas.
“Há muito que o cachalote inspira histórias fantásticas e é actualmente considerada uma espécie vulnerável sendo por isso alvo de acções de conservação. O objectivo da exposição é precisamente dar a conhecer esta espécie e consciencializar sobre a sua
vulnerabilidade”, refere-se.
Esta exposição foi concebida no âmbito do “Whale Tales Project”, um projecto financiado pelo FUNDO para a Conservação dos Oceanos, criado pelo Oceanário de Lisboa e pela Fundação Oceano Azul.
O “Whale Tales Project” principiou em Janeiro de 2019 e tem a duração de 3 anos. O principal objectivo deste projecto é aumentar o conhecimento científico sobre o cachalote, nomeadamente, de que forma utiliza os mares da Madeira e qual a sua condição fisiológica. A metodologia aplicada é multidisciplinar e inovadora, pois combina a ecologia espacial, a ecofisiologia e a ecotoxicologia. Uma componente importante do projecto inclui também a dinamização de acções que levem à promoção de comportamentos e atitudes positivas em prol da conservação desta espécie e do oceano em geral.