Reabertura das urgências no Porto Moniz era para ser anunciada pelo presidente do Governo; deputado do PSD antecipou-se

O presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, do PS, não gostou nada de ter sido informado pelo deputado do PSD Valter Correia, via Facebook, da reabertura das urgências no concelho, uma pretensão que vinha colocando, sucessivamente, a Pedro Ramos, sem que tivesse obtido qualquer resposta. O secretário explicou a Emanuel Câmara que o deputado teve a informação não oficial e que o anúncio era para ser feito pelo presidente do Governo.

Emanuel Câmara voltou a reunir hoje com o secretário regional da Saúde, num dos habituais encontros para abordar as medidas de contenção da Covid-19. E nesse encontro lamentou “a falta de comunicação e desprezo institucional, por parte do Governo Regional da Madeira”.

O autarca disse que “ontem ficou com a clara noção da forma de atuar do Governo Regional: “De manhã, mentes iluminadas vêm acusar o Governo da República de assumir uma postura promíscua e de confundir papéis. Ao fim do dia, o deputado Valter Correia anuncia a reabertura do Serviço de Urgências do Porto Moniz, sem que nesta Câmara Municipal tivéssemos tido conhecimento formal ou informal dessa situação”.

“O anúncio de ontem mostra que não vale a pena fazermos reuniões para aparentar uma postura de diálogo e cooperação, quando a forma de governar diz e mostra exatamente o contrário”, disse o autarca, referindo ainda que, “perante o que estamos a assistir, a minha presença e participação hoje, nesta reunião, apenas se justifica pelo respeito que tenho pela população do concelho do Porto Moniz”.

Na resposta, segundo Emanuel Câmara, “o Sr. Secretário da Saúde e Proteção Civil referiu que o anúncio informal da reabertura do Serviço de Urgências pelo deputado Valter Correia era da responsabilidade do próprio, pois aquele anúncio teve origem em algumas informações que o Sr. Deputado havia recebido de forma não oficial, e referiu ainda que aquilo que estava combinado era que o anúncio dos moldes da reabertura do Serviço de Urgências do Porto Moniz, e dos Centros de Saúde, seria feito oficialmente pelo Sr. Presidente do Governo Regional”.