Mais de mil consultas de cessação tabágica em quase cinco meses nos Marmeleiros e centros de saúde

O Serviço Regional de Saúde revelou hoje, 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, que o Serviço de Pneumologia no Hospital dos Marmeleiros, realizou 212 consultas de cessação tabágica no período compreendido entre 1 de janeiro e 27 de maio deste ano. A rede de cuidados continuados, representada pelos centros de saúde, registaram 982 consultas no mesmo período.

O SESARAM lembra que são 13 os Centros de Saúde que disponibilizam à população a consulta de cessação tabágica, sendo esta multidisciplinar, constituída por um médico, enfermeiro, psicólogo e nutricionista.

Dados divulgados hoje, apontam, ainda que “os enfermeiros realizaram 2.440 atos relativos à consulta nos diversos centros de saúde da região. Já os nutricionistas (nos centros de saúde do Bom Jesus e da Nazaré) efectuaram 94 consultas técnicas”.

Em 2020, o tema do Dia Mundial é: “Protegendo a juventude da manipulação da indústria e prevenindo-a do uso do tabaco e da nicotina”. Para assinalar esta data, o SESARAM considera necessário relembrar o impacto negativo que o consumo de tabaco tem.

O tabaco é responsável por cerca de 85% a 90% dos casos de cancro do pulmão, pelo que é fundamental que os profissionais de saúde estejam comprometidos com a cessação tabágica, não só tomando o exemplo, como incentivando os fumadores a deixar de fumar.

A propósito da ocasião, o SESARAM pediu à médica Ermelinda Alves, da Equipa da Consulta de Cessação Tabágica do Centro de Saúde do Bom Jesus para partilhar a experiência desta consulta, o que tem expressão numa nota enviada pelo gabinete de comunicação aos orgãos de informação.

Ermelinda Alves revela que “neste período de confinamento causado pela COVID-19, podemos dizer que a experiência de tratar fumadores “à distância” foi muito rica para a equipa da Consulta de Cessação Tabágica do Centro de Saúde do Bom Jesus, assim como foram muito surpreendentes e positivos os resultados.

Na impossibilidade de se realizarem as habituais consultas presenciais, decidimos contactar os utentes que estavam em lista de espera aguardando a sua vez para aceder à consulta. Uma grande maioria recebeu com entusiasmo o nosso desafio para parar de consumir tabaco. Porque, por um lado estavam a enfrentar dificuldades para conseguirem comprar tabaco; e por outro estavam conscientes de que, se acaso adoecessem com a COVID-19, o facto de serem fumadores seria um fator desfavorável para a evolução da doença.