Educação reabre cantinas escolares dois meses depois dos pedidos da Câmara de Machico, lamenta Ricardo Franco

 A Câmara de Machico começou por distribuir refeições a 20 alunos, mas rapidamente esse número triplicou.

O presidente da Câmara Municipal de Machico deu voz, hoje, a um lamento pelo facto de a secretaria regional da Educação só agora ter decidido reabrir cantinas escolares para fornecimento de refeições, em sistema de take-away. Dois meses depois dos contactos estabelecidos pela Câmara de Machico junto do Governo no sentido da prestação deste serviço, o que também aconteceu, pelo menos pela Câmara de Santa Cruz.

Refere Ricardo Franco que “após 2 meses do encerramento das escolas, por via da pandemia do COVID 19, a Secretaria Regional de Educação  decide, finalmente, pronunciar-se sobre as refeições dos alunos que se encontram a frequentar o ensino à distância, anunciando a abertura das cantinas escolares para fornecimento de refeições, em regime de «Take away», aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico”.

O líder da Autarquia de Machico lamenta que esta medida “peca por tardia, uma vez que, durante o mês de março, a autarquia estabeleceu vários contactos com a SRE no sentido de aferir quais as respostas da tutela sobre esta matéria de crucial importância para os alunos. Se pensarmos que, para muitas crianças, a única refeição completa que tinham era na escola, conseguimos compreender perfeitamente que, em pleno estado de emergência, foram votadas ao abandono por quem, supostamente, tinha todos os mecanismos para as proteger. Ficámos incrédulos quando ouvimos altos representantes do setor da Educação a referir que a abertura de cantinas, nestas circunstâncias, não passariam de medidas assistencialistas…”

Lembra Ricardo Franco que “perante a recusa da SRE  em abrir as cantinas escolares e ciente das dificuldades que muitas  das famílias do município atravessam nesta fase conturbada, a Câmara Municipal de Machico decidiu avançar com uma medida de apoio alimentar para os alunos  do 1º, 2º e 3º Ciclos do município com escalão 1.

Porque a nossa preocupação é, e sempre foi,  a salvaguarda das necessidades mais elementares das crianças e o direito a uma alimentação condigna como pilares para a aprendizagem e sucesso educativo”.

A medida da Câmara abrangia, inicialmente, 20 crianças do município, mas depressa tripicou e atingiu um universo  de 63 distribuídas pelas 5 freguesias… Desde  o dia 2 de abril foram servidas cerca de 2000 refeições, (um investimento de cerca de 6000€) numa medida catalogada pela tutela de assistencialista… Fica-nos o sentimento de dever cumprido, sendo que continuaremos a dar resposta alimentar aos muitos alunos dos 2º e 3º Ciclos que continuam esquecidos pelo Governo.

Agora, a 20 dias do encerramento do ano letivo,  com uma medida avulsa e completamente extemporânea,  a Secretaria Regional de Educação decide «lavar a honra» e finalmente reabre as cantinas escolares… Tirem as vossas conclusões…”