Vânia Fernandes dá amanhã início ao projecto da SRTC “Visitas Cantadas”

A iniciativa “Visitas Cantadas”, da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, principia esta quarta-feira, dia 20, no canal youtube “Cultura Madeira”, bem como nas plataformas digitais dos museus, revela uma informação governamental. Após uma semana de gravações nos museus, o público poderá visitar espaços online, com o apoio de dez artistas.

O secretário regional de Turismo e Cultura, que pôde ver em primeira mão as gravações, mostra-se satisfeito com o resultado.

“Em boa hora, avançámos com este projecto, e que curiosamente surpreende, mesmo para quem conhece os nossos museus. As músicas e as interpretações dos artistas que participam, dão-nos outro olhar, outra forma de sentir os espaços, as peças de arte, os salas e os jardins, aguçando a curiosidade em visitar os nossos museus”, garante o governante.

“E o facto de termos artistas com várias faixas etárias, a partir dos 18 anos, sendo que alguns deles, não conheciam os nossos espaços, tem sido curioso verificar as imensas partilhas que têm feito nas redes sociais, o que leva-nos a concluir que esta iniciativa vai também atrair a camada mais jovem, a visitar os nossos museus”. Eduardo Jesus considera ainda que “esta foi também uma forma de apoiar os músicos que ficaram privados de exercer a sua actividade devido às contingências impostas pela pandemia e ao mesmo tempo, manter os nossos espaços dinamizados”, acrescentando que “este projecto, surgido numa altura de confinamento e distanciamento social, pode ser o ponto de partida para outras iniciativas que apelem à criatividade e imaginação, na forma como abordamos a Cultura”.

As “Visitas Cantadas” começam esta 4ª feira com a cantora Vânia Fernandes, natural da Madeira com formação em Canto no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Peter Clode, licenciatura em Canto – Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa e com Mestrado em Ensino de Educação Musical na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Ficou conhecida do grande público através da participação no programa televisivo da RTP- Operação Triunfo em 2007, no qual conquistou o 1º lugar e posteriormente por ter representado Portugal com a canção “Senhora do Mar” no prestigioso certame televisivo – Eurovision Song Contest – onde foi congratulada pela imprensa europeia como a melhor intérprete do evento.

Participou em diversos eventos musicais, entre eles o Angrajazz, Além Tejo Jazz, Funchal Jazz, Porto Blue Jazz, Jazzy Colours em Paris e na IV Festa do Jazz no Teatro São Luiz onde ganhou o Prémio Reconhecimento. Integrou a Orquestra de Jazz “European Movement Jazz Orchestra” e participou em concertos de vários géneros musicais no Canadá, Inglaterra, França, Luxemburgo, Alemanha, Eslovénia, Venezuela, África do Sul, Espanha, Holanda entre outros.

Actualmente é docente de Canto Jazz e Educação Musical e mantém vários projectos em diferentes vertentes Musicais, de destacar a parceria com a Orquestra Imperatriz Sissy, o projecto “Lado Luso” e a residência artística no Casino da Madeira com o projecto “It takes 2 – Greatest Duets”.

Vânia Fernandes interpreta duas músicas portuguesas, no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, espaço que recentemente apresentou a exposição virtual 360º  “O principio do (In)visível”, na sua plataforma.