Estudante universitário madeirense cria plataforma online de informação sobre a Covid-19

José Manuel Correia da Silva, estudante de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, natural da Madeira, desenvolveu uma plataforma online de visualização pública da informação relativa à COVID-19 em Portugal, que não se encontra ligada a qualquer entidade pública ou privada, partindo de uma iniciativa individual.

De acordo com uma informação enviada à comunicação social, a plataforma “possui 3 páginas dedicadas a Portugal, sendo uma delas com os dados provenientes da Direção Geral de Saúde, uma página para a Região Autónoma da Madeira com os dados provenientes do IA-Saúde e ainda para a Região Autónoma dos Açores com os dados provenientes ASR-Açores. Como referido, as informações disponibilizadas provêm de fontes oficiais, não estando em nenhuma das representações gráficas qualquer análise subjetiva dos dados existentes, mas sim um tratamento de dados que permite uma análise por parte da população dos dados de forma simples, intuitiva e visual”.

Associado a este projeto, para a Região Autónoma da Madeira, foi criada uma área social com o objetivo de divulgação de serviços que podem ser entregues ou realizados em casa, contribuindo assim para que estas empresas possam manter o seu funcionamento, ainda que condicionado.

Todo o projeto pode ser consultado em: COVID19 Portugal by Crossroads

https://covid19.crossroads.pt

O jovem estudante diz que “a pandemia que deste vírus resultou sempre me suscitou interesse na análise dos modelos matemáticos que podem, com a sua margem de erro, fazer prever a direção que esta poderá tomar. Associando o interesse em tecnologia com a vertente ensino-profissional na área da saúde, o COVID 19 by Crossroads é o projeto que permite colocar em prática, e para todos, a disponibilização de informação pertinente para cada um de nós”.