Instituições museológicas procuram envolver crianças e jovens nas suas actividades

Os museus e os espaços tutelados pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, continuam a proporcionar à comunidade actividades que possam não só minimizar a quarentena às famílias residentes na Madeira e Porto Santo, mas sobretudo, aproximar os espaços museológicos, através da interacção das oficinas online.
Os serviços educativos do Centro Cultural – Quinta Magnólia, onde permanece a exposição ” em viagem”, e  tendo como base a instalação “Funny Tales”, do artista Ricardo Barbeito, que se encontra na sala mais visitada pelas crianças, pela quantidade de peluches ali existentes, pretende agora criar nova colecção.
Daí que o dito Centro Cultural lance um repto às crianças para o envio de fotografias dos seus peluches,  que farão parte da colecção online, a ser  publicada nas redes sociais e posteriormente enviadas ao artista.
O Solar de São Cristóvão, por outro lado, propõe o  conhecido ” Jogo da Memória”, fornecendo online a página para imprimir, colorir e jogar. À semelhança dos restantes museus, o resultado final será divulgado nas redes sociais, informa-se.
Já o Universo de Memórias João Carlos Abreu comemora a época Pascal com uma visita virtual à colecção da Casa, com particular destaque para as  26 peças alusivas à época, representativas dos quatro cantos do mundo.
” Desenhar, fruir e comer” é o novo desafio do  Mudas.Museu de Arte Contemporânea da Madeira, visando proporcionar à família a confecção de bolachas, que têm por mote, o desenho inspirado em algumas das obras do museu. Com apoio da receita para as bolachas, os participantes terão que efectuar a visita virtual ao museu, através da página do Facebook,, tendo como prazo limite para o envio das fotografias o dia 16 de Abril.
O Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira, por outro lado, disponibiliza na sua página institucional a reprodução da obra de Luísa Ducla Soares “Os ovos misteriosos”, com actividades de leitura e jogos, para os mais pequenos.
Quanto ao Museu de Fotografia da Madeira- Atelier´s Vicente, que já tinha lançado o desafio às famílias para criação de postais alusivos à Páscoa, tendo como base  a fotografia de João Francisco Camacho,  tem publicado na sua página de Facebook, os postais recebidos.
O secretário regional de Turismo e Cultura diz entender que esta é uma época de partilha familiar e que por força das circunstâncias, as crianças e jovens, confinados às suas residências, carecem de incentivos para  actividades lúdico-pedagógicas, de índole cultural. “É neste sentido que os museus e instituições do Governo Regional têm um papel fundamental, pois apesar de terem as portas encerradas, mantém os seus espaços vivos e o contacto permanente com a população, criando ferramentas importantes, através das oficinas online, e interagindo com a população”, refere um comunicado.