Ensino Básico só com aulas à distância e sem provas de aferição nem exames; decisão sobre o Ensino Secundário fica para mais tarde

O primeiro ministro António Costa anunciou há pouco que “este terceiro período iniciar-se-á a 14 de abril sem atividades presenciais para o ensino Básico. No ensino Básico, o terceiro período será à distância e as aulas serão dadas a partir de 20 de abril através da RTP Memória. A avaliação será feita em cada escola pelos professores que conhecem o percurso educativo de cada aluno, sem provas de aferição nem exames do nono ano”.

Relativamente ao ensino Secundário, 10º, 11º e 12º anos, “é importante que ainda possamos retomar as atividades letivas presenciais. Mas hoje ainda não é possível tomar essa decisão. Vamos continuar a acompanhar a situação para sabermos se e quando retomarão as aulas. Para darmos tempo e não perdermos a oportunidade, o calendário de exames é adiado a primeira fase de exames será 6 e 23 de julho, a segunda fase entre 1 e 7 de setembro. A atividade letiva poderá estender-se até 26 de junho”.

Relativamente ao Secundário, se a decisão for pelas aulas presenciais, haverá grandes restrições, sendo que neste caso aplica-se apenas aos 11º e 12º anos, sendo que o 10º ano será à distância.