Linha de crédito de 100 milhões para as empresas pagarem salários disponível na semana de 20 a 24 de abril [c/vídeo]

O Secretário Regional de Economia, Rui Barreto divulgou hoje, em conferência de imprensa, a partir do Salão Nobre do Governo Regional, a Linha de Crédito universal INVEST RAM COVID-19.

Trata-se de uma Linha de Apoio à tesouraria das empresas, no valor de 100 milhões de euros, disponível a partir da semana de 20 a 24 de abril.

A linha por 5 anos, 18 meses de carência, destina-se ao pagamento, sobretudo, de custos salariais.

As empresas não têm de justificar, à cabeça, perdas de rendimentos de 40% nos meses de Março a Abril de 2020 (15% no caso do Porto Santo), mas apenas nas contas finais, para efeitos de aferir se têm ou não direito a fundo perdido.

Para as que recorram ao layoff, a linha pode ser acedida até ao montante de 20% da massa salarial, para outras 40% da massa salarial.

Ajudar a manter postos de trabalho e a possibilidade do fundo perdido até ao montnate legal de 200 mil euros (por imposição da Europa) é o grande desiderato deste apoio.

O plafond máximo a que podem aceder é até 30 mil euros para micro empresas, 150 mil para pequenas, 300 mil para médias e 600 mil para grandes empresas.

Rui Barreto disse que este “é o suporte básico de tesouraria” das empresas, sem prejuízo de poderem acumular com outros apoios nacionais e regionais como o layoff ou moratórias.

“Querermos que as empresas se mantenham vivas”, disse Rui Barreto.

Na Madeira, das mais de 28 mil empresas, mais de 27 mil são micro empresas.

O critério de pagamento é pela ordem de entrada na rede de bancos aderentes. Bancos têm até 5 dias úteis para disponibilizar os créditos.

Rui Barreto anunciou ainda que o IDE está a trabalhar a todo o gás. Hoje e amanhã vão ser processados 1,2 milhões de apoios pendentes relativos a outros programas de apoio às empresas.

Por outro lado, o governante espera solidariedade nacional e medidas da União Europeia.

Veja aqui o vídeo da conferência de imprensa.