Bilhetes pré-comprados a partir de 6 de abril; há passageiros que tentam viajar sem título de transporte

O Grupo Horários do Funchal (Horários do Funchal S.A. e C.C. São Gonçalo S.A.), no seguimento das medidas implementadas pelo Governo Regional da Madeira com vista à contenção do contágio do COVID-19, suspendeu a venda de bilhetes de bordo, com o objetivo de reduzir o contacto entre o passageiro e o motorista. Uma medida que, no entanto, teve um outro lado, houve passageiros que tentaram viajar se título de transporte.

O grupo refere que “face a situações reportadas, nas quais se verificou, por parte de alguns passageiros, a tentativa de utilização do Transporte Público sem título de transporte válido (bilhete pré-comprado ou passe), a Administração do Grupo HF informa que a utilização dos transportes públicos deve ser feita mediante validação obrigatória de bilhete pré-comprado ou passe mensal, devendo o mesmo ser validado nos equipamentos que se encontram à entrada dos autocarros. No caso específico da C.C. São Gonçalo foi criado um bilhete pré-comprado que poderá ser adquirido nos postos de venda do Pinga Anadia e Teleférico, durante o horário de funcionamento.

 A aquisição deste bilhete pré-comprado obedece aos critérios de zonamento e tem a validade de um mês, após data da compra, pelo que deverá ser mostrado ao motorista e depositado à entrada do autocarro, no compartimento por ele indicado.

Segundo uma nota do grupo empresarial, esta medida entra em vigor às 05h00 do dia 06 de Abril de 2020 (segunda-feira), pelo que a aquisição de bilhetes pré-comprados poderá ser efetuada a partir do dia 01/04/2020 e ate sexta-feira, sendo que no sábado poderá ser adquirido no posto de venda e atendimento do Pinga entre as 9h e as 13h00.

“Em virtude do que se expõe, os utilizadores do transporte público em autocarro do Grupo Horários do Funchal, podem continuar a adquirir os passes mensais ou os bilhetes pré-comprados, de forma a efetuarem as suas deslocações”.