SESARAM encerrou áreas de internamento nos hospitais reorganizando actividade clínica não urgente

O SESARAM encerrou áreas de internamento nos Hospitais Dr. Nélio Mendonça e dos Marmeleiros, no cumprimento do Plano de Contingência da Infecção COVID 19. Trata-se, explica o Serviço de Saúde, de uma reorganização e diminuição de toda a sua actividade clínica considerada não urgente, emergente ou oncológica, para diminuir a exposição dos utentes e dos profissionais ao risco de contraírem infecção e “como forma de poupar os profissionais de saúde para fases posteriores deste processo”.

A partir de hoje, foram temporariamente encerrados o 2º Piso Nascente e 2º Piso Poente do Hospital dos Marmeleiros e, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, foi encerrado o 1º Piso Nascente (exceptuando a Unidade de Cuidados Intermédios Cirúrgicos) e o 5º Piso Nascente e o 6º Piso Poente. 

O número de doentes internados nos Hospitais Dr. Nélio Mendonça e Marmeleiros reduziu-se de forma significativa, assegura o SESARAM
Ontem, dia 26 no Hospital Dr. Nélio Mendonça, para um universo de 502 camas disponíveis, estavam internados 243 doentes, o que correspondia a 259 vagas.
Já no Hospital dos Marmeleiros, para um universo total de 274 camas, estavam internados 145 doentes (incluindo os doentes com alta problemática) ao que correspondiam 129 vagas.
Esta medida “não coloca em causa unidades consideradas imprescindíveis, pela especificada de patologia ou pela gravidade de doença exigindo níveis de cuidados mais diferenciados ou mais intensivos”, refere o SESARAM.