COVID-19 faz baixar dádivas de sangue mas SESARAM garante “normal abastecimento”

Hoje é  Dia Nacional do Dador de Sangue, celebrado num contexto de pandemia da COVID-19. Mas apesar das contingências do momento, o Serviço de Saúde da Região revela que “os dadores de sangue regulares têm sido acompanhados pelo serviço de Medicina Transfusional e para eles foi criado um horário próprio.

Este horário, em vigor desde o dia 16 de março, permite que os dadores regulares façam a sua prestação no horário compreendido entre as 09:00h da manhã e as 13:00h, de segunda à sexta, e das 08h:30 às 12h:30, aos sábados.

O SESARAM explica que “esta situação foi implementada tendo em conta uma separação nítida entre os dadores e os doentes que necessitam de acorrer a este serviço e têm sido chamados os dadores em formato de pré-agendamento. Devido à pandemia da Covid19, as dádivas de sangue baixaram, ainda que o serviço esteja a garantir o normal abastecimento do stock.

Para isso têm sido feitas 12 a 14 colheitas por dia que vão permitindo manter as reservas estratégicas para a região.

Neste dia do dador de sangue, o SESARAM “agradece a todos os dadores de sangue a sua inestimável prestação de cidadania. Doar sangue é um ato nobre, anónimo e voluntário, e por esse motivo, no dia de hoje, o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira não pode deixar de agradecer a todos aqueles que, através da sua dádiva, ajudam a salvar vidas”.