Passes de crianças e pensionistas renovados automaticamente, para os restantes há alertas para evitar filas e manter distanciamentos

O passe social criança e o passe social pensionista são gratuitos e, por isso mesmo, serão validados aurtomaticamente para o mês de abril, evitando as deslocações. A exceção é se a criança completar 13 anos no mês de abril. Esta medida poderá ser prorrogada para o mês de maio, mediante a reavaliação da situação no decorrer do mês de abril.

A informação foi hoje veiculada pela Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres (DRETT), revelando que informou, hoje, todos os operadores de Transporte Público Rodoviário de Passageiros, que deverão dar cumprimento às orientações no que concerne à venda dos Passes Sociais.

Uma recomendação da DRETT visa solicita que, na medida do possível, “devem as empresas sensibilizar quem aguarda nas filas de espera para cumprir o distanciamento social e recomendar a utilização das máquinas automáticas, lojas payshop ou postos CTT, sempre que tal mecanismo esteja disponível para o seu operador.

Relativamente aos passes vendidos nas Escolas, “considerando que neste momento as mesmas continuam encerradas e não existe necessidade dos alunos efetuarem a deslocação em causa, a DRETT, em articulação com com a Secretaria Regional de Educação, irá verificar que medidas podem ser tomadas relativamente ao “Passe” vendido às escolas para os alunos com Ação Social Escolar e ao “Passe Social Estudante” para os alunos que adquirem diretamente nos  balcões das respetivas escolas”.

Refira-se que estas medidas de contenção visam reduzir o risco de contaminação e contágio do COVID-19, evitando ajuntamentos de pessoas em filas de espera.