Estepilha! Governo que se preza, levanta a moral do povo! Onde estão os animadores de serviço?

O Governo Regional está a divulgar spots informativos com os cuidados básicos que a população deve ter neste quadro de pandemia. O Estepilha subscreve totalmente.

Mas algo está a faltar. Onde estão as iniciativas para levantar a moral da população? Onde estão os habituais animadores de serviço para quebrar a solidão de muita gente, nomeadamente idosa, que está em casa ainda mais depressiva com o terrorismo do medo e da indiferença?

É que além da publicidade institucional, que é vital, também falta pensar no outro lado: impedir que o medo se instale na população de uma forma paralisante. O Estepilha não sabe nada de governança em estado de guerra mas pergunta: onde estão os vossos habituais entertainers? Será que só vamos respirar medo? Como fica o coração de cada madeirense? Ponham as máscaras, luvas ou outras recomendações preventivas, mas espalhem o ânimo na população. Isto vai com Oração mas também com Ação. Todos reconhecem-vos essa Ação e a Madeira tem sabido fazer a diferença no rectângulo que foi a reboque do vírus. Mas falta mais, falta preencher o lado afetivo de tantos que estão trancados em casa às ordens das autoridades, num sentido coletivo de responsabilidade. Usem os canais de comunicação social, os vossos salões de espectáculos e deem também festa ao povo. Os novos e velhinhos já estão a deprimir, pois os dias passam e a resposta é esta: ainda não entrámos no pico do contágio. Chiça!

O Estepilha sugere a receita caseira: nada como uma moral em alta como escudo aos tempos de doença. Chamem os 4 litro, o compadre Jodé e tantos outros que  correm a ilha a responder à crise com o humor terapêutico e com a festa. Usem a imaginação e, ao lado da prevenção, façam festa também com o povo. Corações ao alto!