Infarmed: Potencial impacto da nova doença por coronavírus (Covid-19) no fornecimento de medicamentos na União Europeia

¡AF!

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA)e as autoridades do medicamento da União Europeia divulgaramum comunicado sobre o potencial impacto no normal abastecimento de medicamentos na União Europeia (UE), no seguimento da nova doença por coronavírus (COVID-19), neste sentido, é referido que a EMA e as agências reguladoras de medicamentos europeias, estão a monitorizar de perto, o potencial impacto do surto nas cadeias de medicamentos locais.

Não foram recebidos, até ao momento,relatórios sobre falhas de abastecimento ou interrupções no fornecimento de medicamentos comercializados na UE devido a este surto. No entanto, à medida que a emergência de saúde pública se desenvolve, a escassez ou interrupções de abastecimento de medicamentos não podem ser excluídas.

A UE (EMA, a Comissão Europeia e as Autoridades competentes dos Estados Membros) organizaram a primeira reunião do Grupo Executivo da UniãoEuropeia sobre a escassez de medicamentos causados por grandes eventos, para discutir medidas destinadas a abordar o impacto do surto de COVID-19 no fornecimento de medicamentos na União Europeia.No contexto da COVID-19, o grupo irá identificar e coordenar as ações em toda a UE para, se necessário, proteger os pacientes se existirem falhas de abastecimento de medicamentos na EU. O grupo pretende também garantir que os pacientes e profissionais de saúde em toda a UE sejam informados de maneira consistente e transparente sobre os riscos e as ações corretivas adotadas. É importante destacar que é responsabilidade das empresas farmacêuticas garantir a continuidade do fornecimento de medicamentos. Isso inclui, por exemplo, que os fabricantes implementem medidas de resiliência apropriadas, como aumento de stocks ou fornecimento duplo de produtos e materiais. Para aceder com maior detalheao comunicadoda EMA, assim como às ações já realizadas, sugerimos o acesso a“Addressing the potential impact of novel coronavirus disease (COVID-19) on medicines supply in the EU”.