Teófilo Cunha anuncia reforço de lotas com 11 novos assistentes operacionais

O secretário regional de Mar e Pescas encerrou hoje o ciclo de visitas à lota do Funchal, entreposto frigorífico, portos e postos de recepção de pescado de toda a região, para se inteirar da preparação dos serviços para a época da safra do atum. O reforço de 11 novos assistentes operacionais nos serviços das lotas, foi anunciado por Teófilo Cunha, durante a visita que efectuou aos portos de pesca da Região e postos de recepção de pescado.

A colocação está dependente apenas da homologação do concurso, entretanto realizado, tendo também sido publicada a lista dos candidatos seleccionados. O reforço de operacionais nas lotas é das principais reivindicações dos pescadores e armadores, em particular em períodos específicos da safra, como acontece com o atum, a partir da próxima semana, refere uma nota do gabinete do secretário.

Teófilo Cunha realizou um périplo pela lota do Funchal, entreposto frigorífico, portos da Madeira e postos de recepção de pescado para assegurar que os serviços que tutela estão prontos a responder à época do atum que se inicia a 15 de Março. Dizendo contar com o “habitual empenho e dedicação de todos os funcionários” admitiu todavia que o período de captura do atum exige “muito mais trabalho”.

O governante conversou com pescadores e armadores, ouviu queixas e pedidos, alguns de ordem legislativa, envolvendo directivas comunitárias ou legislação nacional, refere comunicado de imprensa. Apontou como prioridade responder às questões que se prendem com o período da safra do atum, por forma a assegurar “as condições de funcionamento”, remetendo para decisões futuras algumas das reivindicações apresentadas.

O sistema de gelo externo na lota do Caniçal é a principal obra a realizar no decurso deste ano. Trata-se de um investimento há muito exigido por armadores e pescadores. O PIDDAR 2020 consagra para este ano 1 milhão e meio de euros para a concretização da nova infraestrutura.

Teófilo Cunha fez-se acompanhar nesta visita do director regional de Pescas, Rui Fernandes, e dos directores dos serviços de Infraestruturas e serviços de Lotas e Entrepostos, respectivamente José Luís Sousa e Pedro Delgado.