Deputado europeu na Jaime Moniz para Tertúlia sobre “Europa Fragmentada ou Europa Renovada”

Na próxima segunda-feira, dia 02 de março,pelas 11h30, decorrerá no auditório da Escola Secundária Jaime Moniz uma Tertúlia Europeia intitulada “Europa Fragmentada ou Europa Renovada – uma reflexão pós-Brexit”.

O evento conta com a participação de João Ferreira, Deputado ao Parlamento Europeu. Esta iniciativa é destinada à comunidade educativa da instituição e é promovida pela Coordenação do Projeto – Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (EEPE) desta Escola. Integrada no plano de atividades deste Projeto para o presente ano letivo, visa sensibilizar os jovens alunos para a participação cidadã em questões de natureza e interesse global europeu nas quais se incluem, designadamente, as implicações da saída do Reino Unido, no futuro da UE.

Pela primeira vez, desde a sua formação, a UE enfrentou um processo de saída de um país. Os desafios e os eventuais perigos que isso representa, no quadro de um mundo multipolar onde diversas forças disputam a liderança, convocam à reflexão informada.

O “Brexit” supõe uma perda de importantes contributos financeiros que terão consequências no orçamento dos 27 e lança novas interrogações no seio de um espaço geopolítico que já foi comum, tal como gestão das fronteiras e migrações, mobilidade académica e laboral, entre outras muito importantes.

Este projeto fundamenta-se na oferta plural de origens ideológicas, partidárias, cívicas e cidadãs, pugnando pela liberdade e a democracia como os melhores contributos para uma formação adequada dos nossos alunos.