Madeira reafirma que não faz sentido a Europa reduzir comparticipação do Fundo de Coesão

Fotos DR

O Vice-Presidente do Governo Regional, Pedro Calado, acompanhado pelo Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, e da Secretária Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Susana Prada, realizou, hoje, uma visita de trabalho com uma comitiva do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

Nesta iniciativa, contou com a presença da presidente do Conselho Diretivo do PO SEUR, Helena Azevedo, que visitou duas obras em curso que contam com apoios deste programa, como as intervenções que decorrem na Ribeira de Santa Luzia e na Ribeira da Madalena do Mar.

Pedro Calado garantiu esta tarde, na Madalena do Mar, que a Madeira tem aproveitado bem os apoios comunitários. Pedro Calado afirmou que isso fica claramente demonstrado com as taxas de execução dos fundos, com valores acima da média nacional.

Por outro lado, ficou vincado que não faz sentido a Europa reduzir a taxa de comparticipação para as regiões ultraperiféricas.

A Região manifesta, assim, o seu descontentamento, face à intenção da União Europeia em reduzir a taxa de comparticipação do Fundo de Coesão.

Segundo Pedro Calado, passar de 85% para 75%, como prevê a atual proposta da Comissão Europeia, dada a conhecer ontem, é estar a pedir um esforço redobrado das regiões.