Concerto de Carnaval a 23 de fevereiro no Casino

Conforme o FN já anunciou, a Orquestra Clássica da Madeira promove a 23 de fevereiro, pelas 18:00, no Centro de Congressos da Madeira o seu habitual concerto de carnaval.

O Carnaval na Madeira, o Carnaval dos Animais, personagens, brincadeiras e muita música!

Com uma temporada onde a Orquestra Clássica da Madeira está a dar o seu forte contributo para o panorama musical da Região, com impacto a nível nacional e internacional, os últimos concertos têm sido o espelho do fulgor da nossa atividade, pelas propostas artísticas apresentadas, com solistas e maestros premiados e aplaudidos internacionalmente, assim como pelo carinho que sentimos do público que nos ouve.

Neste final de fevereiro, destacamos  o Concerto de Carnaval, dia 23, com uma sessão no Centro de Congressos da Madeira onde, com o maestro convidado José Eduardo Gomes, a orquestra se vai despir da sua imagem tradicional e surpreender com irreverência, humor e permanentes surpresas, sem perder a exigência técnica e musical que nos é reconhecida. Obras de Glazounov, Rossini, Tchaikovsky, Smetana, Mendelssohn, Brahms, entre outros.

José Eduardo Gomes, com uma carreira emergente como maestro, mais uma vez dirige este concerto de carnaval com a nossa orquestra, num registo difícil de assumir. Um Concerto de Carnaval, onde vamos brindar o nosso público, inspirando à magia, ao humor, à descontração, à irreverência… Para este concerto, contamos com os formandos dos Cursos de Música e de Dança do Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira, em Formação em Contexto de Trabalho, fruto de uma parceria que muito nos honra, não só pela responsabilidade na formação dos jovens artistas, como pelo prazer que é reconhecer o desenvolvimento e crescimento artístico destes jovens.

Neste Concerto de Carnaval, que prometemos ser único, convidamos o nosso estimado público a usar o seu disfarce e a sintonizar-se connosco. Um concerto a não perder, com a sua orquestra, a Orquestra Clássica da Madeira. Prometemos levar a sério este que é “O Concerto de Carnaval” da Madeira!”

Os bilhetes custam entre 20€ e 5€ e estão disponíveis no La Vie Funchal Shopping Center – Loja Naturalmente Português (Piso 1), das 09:00 às 22:00, e no dia do concerto no local, a partir das 14:00.

PROGRAMA:

Alexander Glazunov [1865-1936] – Carnival Overture Op.45
Gioachino Rossini [1792-1868] – Guilherme Tell Overture
Bedřich Smetana [1824-1884] – Dança dos Comediantes
Serguei Prokofiev [1891-1953] – Romeu e Julieta – Dança dos Cavaleiros
Piotr. Tchaikovsky [1840-1893] – Eugene Onegin – Polonaise
Camille Saint-Saëns  [1835-1921] – Carnaval dos Animais (Excertos)

n.º 2 Poules et Coqs – Micaela Brito, 1º ano

n.º 4 Tortues – Afonso Franco, 2º ano

n.º 9 Le Coucou… – Cláudia Chone e Mafalda Ornelas, 3º ano

n.º 11 Pianistes – Liliana Taraban e Afonso Franco

n.º 13 Le Cygne – Liliana Taraban

Félix Mendelssohn [1809-1847] – Sonho de uma Noite de Verão
Dança dos Palhaços
Marcha Nupcial
Léo Delibes [1836-1891] – Pizzicato Polka

*Maestro Convidado*José Eduardo Gomes*

José Eduardo Gomes é maestro titular da Orquestra Clássica da FEUP. É Professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, onde trabalha com as várias Orquestras.

Foi maestro titular da Orquestra Clássica do Centro (2016 a 2018), maestro associado da Orquestra Clássica do Sul (2018/2019), maestro titular do Coro do Círculo Portuense de Opera, no Porto (2011 a 2017) e maestro principal da Orquestra Chambre de Carouge, na Suíça, (2008 a 2011).

Iniciou os seus estudos musicais no clarinete em V. N. Famalicão, sua cidade natal. Mais tarde, continuou estudos na ARTAVE e ESMAE, onde se formou na classe do Prof. António Saiote, tendo recebido o Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida.

Mais tarde, prosseguiu estudos na Haute École de Musique de Genève  (Suíça), em direção de orquestra com Laurent Gay e em direção coral com Celso Antunes.

É laureado em diversos concursos, onde se destacam o Prémio Jovens Músicos, Categoria Clarinete e Música de Câmara e Concurso Internacional de Clarinete de Montroy (Valência).

É igualmente laureado do Prémio Jovens Músicos, Categoria Direção de Orquestra, onde recebeu também o prémio da orquestra. Foi semi-finalista no 1º Concorso Citta di Brescia Giancarlo Facchinetti  (Itália).

José Eduardo é membro fundador do Quarteto Vintage e do Serenade Ensemble.

Nos últimos anos, tem sido convidado para trabalhar com as principais orquestras portuguesas, atuando nos mais destacados festivais de música em Portugal, tais como Dias da Música, Festival de Sintra, Festival PJM, Festival CantabileFestival de Música de Leiria, FIMA, Música no Colégio, Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães, entre outros.

No domínio da ópera, já participou em várias produções, tais como Mozart Don Giovanni e Cosi Fan Tutte, Verdi Luisa Miller, Haydn Lo Speziale, Marcos de Portugal La Donna di Genio Volubile.

Outra parte importante do seu trabalho é dedicado a orquestras de jovens, um pouco por todo o país.

Em 2018 foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural pela Cidade de V.N. Famalicão.