Encontro entre Universidades Séniores da Gonçalves Zarco e de Câmara de Lobos

Decorreu no passado dia 12 de fevereiro um intercâmbio entre a Universidade Sénior Gonçalves Zarco (USGZ) e a Universidade Sénior de Câmara de Lobos (USCL). Foi num ambiente de enorme alegria e salutar harmonia que os alunos seniores de ambas as universidades interagiram.

O intercambio teve como objetivos a partilha de experiências e o estabelecimento de parcerias em futuras atividades de cariz prático.

A coordenadora da USGZ, professora Maria do Céu Barcelos, disse “acreditar que o trabalho cooperativo e colaborativo entre ambas as universidades contribuirá para o desenvolvimento dos cidadãos seniores, bem como para a valorização pessoal e social de cada um deles, na medida em que lhes proporcionará um leque mais variado de aprendizagens”.

A presidente do conselho executivo da escola, Dr.ª Ana Cristina Duarte, salientou o papel social das universidades seniores que, através do desenvolvimento de atividades de índole intelectual e física e do estímulo aos contactos sociais, contribuem fortemente para a inserção e participação social dos seniores da sua comunidade. Referiu que o projeto Universidade Sénior Gonçalves Zarco foi, desde o início, um “projeto muito acarinhado pela escola”, e lembrou o contributo do seu “fundador”, o professor António Castro.

Já a coordenadora do projeto USCL, Dr.ª Laura Sousa, congratulou-se com o “convite formulado pela professora Maria do Céu Barcelos”, tendo, na circunstância, demonstrado “interesse em trabalhar em parceria”, e aproveitado a oportunidade para retribuir o gesto, convidando a USGZ, “a visitar a USCL, no próximo dia 5 de março”.

Refira-se, a propósito, que após a cerimónia de abertura deste intercâmbio entre as duas universidades, seguiu-se a interpretação do hino da escola, “Sê o sonho ganhador”, pela voz da professora e fadista Mónica Pinto e pelo guitarrista João Alvarez.