Transporte de peças para o Parque Eólico no Paul da Serra vai provocar condicionamentos de trânsito esta sexta-feira à noite

O trajeto entre a Ribeira Brava e o Paul da Serra, atendendo às dimensões dos veículos, será necessário remover e desviar sinalização rodoviária, árvores, cabos de energia, entre outros possíveis obstáculos.

Começa esta sexta-feira à noite, a partir das 22h, o transporte das várias peças que têm como destino final o Parque Eólico de Alecrim-Urze, no Paul da Serra, uma operação que vai provocar condicionamentos nas estradas regionais e vias concessionadas que fazem parte do trajeto destas operações, pelo que a secretaria regional dos Equipamentos e Infraestruturas, através da Direção Regional de Estradas, lançou o alerta para esta situação.

Em comunicado, a secretaria revela que “hoje à noite, será feito o transporte de um Hub e de uma pá. No caso da pá, a mesma fará uma paragem na Ribeira Brava, o que implica condicionamento no trânsito desde o Porto do Caniçal, passando pela ER 214 e VR1. O Hub seguirá viagem até ao Parque Eólico do Alecrim/Urze – Paul da Serra, pelo que neste trajeto serão usadas as ER 214, VR1, VE3 e ER 210”.

Recorda a mesma nota que “estas operações serão efetuadas durante a noite, iniciando-se pelas 22h e a uma velocidade de 5 Km/h. Pelas dimensões dos veículos envolvidos e das peças a transportar, serão ocupadas as duas vias da faixa de rodagem, pelo que o trânsito terá de ser desviado para trajetos alternativos. Num transporte típico, direto e sem considerar imponderáveis, iniciando-se o transporte às 22h, é expetável que atravesse o Funchal (através da VR1) pelas 24h, chegada à Ribeira Brava pelas 2h da madrugada, passagem nos Prazeres pelas 5h e chegada ao Parque Eólico às 10h. Toda a operação é devidamente supervisionada pela PSP, que coordenará os cortes e desvio de trânsito”.

No trajeto entre a Ribeira Brava e o Paul da Serra, atendendo às dimensões dos veículos, será necessário remover e desviar sinalização rodoviária, árvores, cabos de energia, entre outros possíveis obstáculos. Uma vez que em alguns transportes os veículos associados não conseguem circundar as rotundas, será necessário efetuar intervenções para criar corredores dedicados, pelo que será necessário intervencionar nas áreas ajardinadas existentes. As rotundas objeto de intervenção são as da Ribeira Brava – Entrada para túnel da Ribeira Brava / Tabua; Rotunda da Tabua; Rotunda da Ponta Sol; Rotunda da Madalena do Mar (Bairro Pescadores); Rotunda da Madalena do Mar II (Ribeira da Madalena); Rotunda Arco da Calheta; Rotunda da Calheta; Rotunda do Estreito da Calheta e Rotunda dos Prazeres.

Após a conclusão destas operações, os danos e alterações já previstos serão devidamente repostos nas exatas condições em que se encontravam anteriormente às intervenções pelo promotor do projeto. Estima-se que esta operação decorra num período de 3 meses.