“Carnaval é Fantasia” com mais festa, desfile de 1900 figurantes, artes circenses e muita animação

“Carnaval é Fantasia” marca a edição deste ano do programna carnavalesco da Madeira, hoje apresentada pelo secretário regional do Turismo e Cultura e que decorre de 19 de fevereiro a 1 de março. O cortejo alegórico, no sábado 22 de fevereiro, pelas 20 horas, é o ponto alto com a presença de 14 grupos que trazem para as ruas um total de 1900 figurantes. O investimento é de 480 mil euros, maior em 30 mil euros se compararmos com a edição de 2019. Ao todo, o Carnaval 2020 envolve 5420 pessoas.

Mas se o programa oficial aponta para o início em 19 de fevereiro, a verdade é que o Carnaval propriamente dito começa antes, a 13, com a tradicional Festa dos Compadres, em Santana, que também já constitui cartaz suficientemente forte para marcar, de forma vincada, o Carnaval da Madeira. Santana, de forma muito particularm vive esta Festa a 13, 15, 16 e 20.

Como novidades, a edição de 2020 do Carnaval madeirense traz a decoração em alternativa a se suportar nas árvores que irá incidir também no chão, nos postos de iluminação com diferentes acessórios coloridos e alusivos ao tema Carnaval; o Espetáculo de artes circenses Laetus terá 2 repetições e este ano acontecerá no Jardim Municipal; a Praça da Restauração concentrará as atividades para as crianças, com decoração alusiva e casinhas a oferecer produtos dirigidos aos mais novos – Crepes, chocolates, pipocas.

A animação de rua será visível entre 19 de fevereiro e 1 de março. A baixa do Funchal, especialmente a placa central da Avenida Arriaga, “deixa-se contagiar pela magia do Carnaval, e torna-se o centro de inúmeras iniciativas de animação de rua que incluem música carnavalesca, espetáculos, arruadas e atuações diversas, contribuindo para o despertar do espírito de folia de turistas e residentes. Especial destaque para as “Casinhas de Carnaval” com decoração alusiva à época que nos convidam a saborear a gastronomia típica. Este ano todos os que visitarem a placa central da Avenida Arriaga durante esta época festiva poderão disfrutar de uma animação reforçada, destacando-se as seguintes iniciativas:

Bandas Filarmónicas com reportório carnavalesco (19 fevereiro/1 de março)

Concertos  musicais com bandas regionais (26 a 28 de fevereiro e 3 a 9 de março, pelas 18.30 horas)

O Carnaval das Crianças decorre a 21 de fevereiro, pelas 10.30 horas, com pequenos foliões provenientes de diversas escolas e creches do Funchal, a desfilarem, disfarçados, pelo centro da cidade (Avenida Arriaga), num ambiente de animação carnavalesca. Estarão envolvidos cerca de 1.000 participantes. Haverá animação para crianças entre 21 e 29 de fevereiro, além de um espetáculo de magia a 22, 23 e 29 de fevereiro, pelas 16 horas.

Está previsto, ainda, um espetáculo circense, no Jardim Municipal pelas 21 horas. Um espetáculo em torno das artes circenses, dança e canto, com a duração de 45 minutos, que contempla acrobatas, andas, aéreos, dança vertical, malabaristas de bolas poi, cuspidores de fogo, e ainda bailarinos nos estilos urban style, burlesque e jazz.

O Carnaval das Avenidas constitui outro motivo de atração, na placa central da Avenida Arriaga, desenvolvendo-se entre 24 de fevereiro a 1 de março, pelas 20 e 21 horas. Os membros das diversas trupes que integram o Cortejo Alegórico de Carnaval sobem ao palco da Placa Central, fazendo uma atuação e proporcionando ao público um verdadeiro espetáculo carnavalesco. No domingo, segunda-feira e terça-feira não há às 21 horas devido ao espetáculo circense.

O cortejo alegórico assume-se como um ponto de grande concentração de pessoas, que contemplam meses de trabalho intenso por parte dos grupos participantes, que dão azo à sua criatividade e esperam o reconhecimento público. O desfile tem início pelas 20h00 ( tal como em 2019) e conta com 14 grupos, em . dois se juntam e complementam ( João Egídio e Associação Batucada) num total de cerca de 1900 figurantes. O percurso passa pela concentração a partir da Rotunda Harvey Foster, Avenida Francisco Sá Carneiro, Rotunda Francisco Sá Carneiro, Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa sul), até à Praça da Autonomia.

São 13 trupes que têm os seguintes temas e ordem:

1. “Fantasia Colorida” – João Egídio Rodrigues e Associação de Batucada da Madeira

2. “Há 40 anos, Rei da Fantasia!” Escola de Samba – Os Cariocas

3. “Disco” – Escola de Samba Caneca Furada

4. “Uma noite de circo”

– Associação de Animação Geringonça

5. “Era uma vez um Anjo…”

– Associação Fura Samba

6. “Spotlight” – Associação ANIMAD

7. “Da magia à diversão” – Turma do Funil

8. “A vida são dois dias…o Carnaval são três!” – Associação Cultural Império da Ilha

9. “Sonho” – Fitness Team

10. “Na Magia da Selva” – Sorrisos de Fantasia

11. “Madeira Cósmica”

– Associação de Animação Tramas e Enredos

12. “One World, One Love” – Sweet Dancers

13. “Fantasia da Pérola do Atlântico”

– Dance Flavourz by Francis e Yvonne Cardoso

O Carnaval Trapalhão, o mais genuino dos carnavais, decorre no dia 25 de fevereiro nas ruas do Funchal, num percurso que começa na Avenida Francisco Sá Carneiro, Rotunda Francisco Sá Carneiro, Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa sul), até à Praça da Autonomia.

As Inscrições serão feitas junto ao edifício da Praça do Mar (Avenida Francisco Sá Carneiro) das 14h00 às 15h30 para os foliões e grupos interessados em se candidatarem aos prémios. Não é permitido a circulação de motos e bicicletas no desfile. A participação é aberta a todos, nacionais e estrangeiros, podendo fazer-se individualmente ou em grupo nas diferentes categorias das 4 classes que compõe a classificação:

– Classe de Adultos

– Classe de Crianças,

– Classe de Melhor Trapalhão,

– Classe Rei Trapalhão e Travesti.

De destacar que continuam a ser mantidas as duas categorias a concurso criadas em 2017: “Melhor animação Escola” e “Melhor animação Solidária” cujo prémio monetário de 300 euros será entregue, respetivamente, à escola e à instituição de solidariedade social que apresentar a melhor animação carnavalesca. A entrega dos prémios do Cortejo Trapalhão será feita a partir das 18h00 no palco da placa central da Avenida Arriaga.

O Carnaval da Madeira envolve 5400 pessoas, sendo que Bandas Filarmónicas (14 bandas, num total de 23 atuações) expressam 350 pessoas, animação da baixa citadina por grupos de teatro, animadores, concertos e espetáculos diversos 100, Carnaval das Crianças 1200, Carnaval Solidário 700, número de participantes no Cortejo Alegórico (14 projetos) 1900, número de participantes no Cortejo Trapalhão 1000 (valor estimado) e logística diversa (Mão-de-obra e Som/ PSP/Bombeiros) –170 (valor estimado).