José Manuel Rodrigues visitou ontem a Associação Protectora dos Pobres

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, visitou ontem a Associação Protectora dos Pobres, no âmbito do projecto “Parlamento mais Perto – Social”, uma iniciativa que tenta lançar um olhar mais profundo sobre a realidade das IPSS da Região. Acompanhado de alguns elementos da sua equipa, José Manuel Rodrigues foi recebido pelos responsáveis e técnicos da instituição, que se dedica às pessoas em situação de sem-abrigo, refere um comunicado. Com capacidade para acolher um total de 28 utentes, a Associação Protectora dos Pobres recebe actualmente dezasseis homens e duas mulheres em regime de acolhimento nocturno, valência inaugurada em 2009. O corpo técnico é composto por quatro assistentes sociais, um sociólogo e uma enfermeira especialista em saúde mental.

Os utentes dispõem de balneários, que podem usar diariamente, refeitório, sala de convívio e ainda de um atelier criativo onde podem dar asas à imaginação e pôr mãos obra, refere a nota de imprensa. Teatro, dança, música, trabalhos manuais e informática são algumas das actividades desenvolvidas neste espaço, onde já se prepara um dos eventos mais esperados do ano: o Carnaval solidário.

Desde 2001, a Associação já acolheu mil e quatro pessoas em situação de sem-abrigo, cerca de oitenta por ano, e disponibiliza quatro camas para situações de emergência, relacionadas, sobretudo, com casos de violência doméstica. Por dia, serve mais de uma centena de refeições.

O presidente do parlamento madeirense diz ter ficado a conhecer mais de perto esta realidade social, tendo feito questão de vincar o “trabalho extraordinário” de todos os que, ali, lutam pela defesa e dignidade desta população fragilizada, e deixou uma mensagem: “É um choque com a realidade que todos os cidadãos deviam ter”.