Diocese do Funchal anuncia Vigília Ecuménica contra a legalização da eutanásia

No Dia Mundial do Doente, que a Igreja Católica celebra hoje, há um forte apelo do Papa Francisco contra a legalização da eutanásia. Também a Diocese do Funchal expressa o seu “não” à eutanásia, com a organização de uma Vigília Ecuménica pela Vida, agendada para o dia 18 deste mês, pelas 19h30,na Igreja do Colégio.

No dia 20 de fevereiro, está agendada a discussão, na Assembleia da Republica, sobre a despenalização da eutanásia em Portugal. Por isso, “estes dois acontecimentos estão no centro do convite que a Diocese do Funchal, juntamente com outras Confissões Religiosas, realiza a todos, para um encontro de Oração e Reflexão sobre a vida humana, sabendo que esta é inviolável (Constituição da Republica Portuguesa, Artigo 24)”.

A página oficial da Diocese do Funchal na Net mobiliza os cristãos para a consciencialização da problemática da eutanásia:”Queridos profissionais da saúde: qualquer intervenção de diagnóstico, de prevenção, de terapêutica, de investigação, de tratamento e de reabilitação há-de ter por objetivo a pessoa doente, onde o substantivo “pessoa” venha sempre antes do adjetivo “doente”. Por isso, a vossa ação tenha em vista constantemente a dignidade e a vida da pessoa, sem qualquer cedência a atos como a eutanásia, o suicídio assistido ou a supressão da vida, mesmo se o estado da doença for irreversível”.

Dirigindo-se aos profissionais de saúde, o Papa Francisco pede que a sua ação vise “constantemente a dignidade e a vida da pessoa, sem qualquer cedência a atos de natureza eutanásica, de suicídio assistido ou supressão da vida, nem sequer se for irreversível o estado da doença. (…) A vida há de ser acolhida, tutelada, respeitada e servida desde o seu início até à morte: exigem-no simultaneamente tanto a razão como a fé em Deus, autor da vida. Em certos casos, a objeção de consciência deverá tornar-se a vossa opção necessária, para permanecerdes coerentes com este ‘sim’ à vida e à pessoa”.