Governo entrega dia 3 montantes a candidaturas de empresas da RAM aos fundos europeus

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, preside segunda-feira, pelas 17 horas, à cerimónia de entrega dos montantes referentes a candidaturas de empresas madeirenses aos fundos europeus geridos pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial, na Quinta Vila Passos, no Funchal.

Os apoios aprovados e concedidos ao abrigo dos sistemas de incentivos são transversais e abrangem todos os concelhos da região. Até à data já foram aprovados 3.324 projectos, reza um comunicado governamental.

Quanto à cerimónia de pagamentos propriamente dita, estarão em causa 666 mil euros, sendo que 100 mil euros são de comparticipação do Orçamento da Região e 566 mil euros são de comparticipação comunitária.

No total, são 25 projectos que receberam “luz verde” da autoridade gestora dos programas, o IDE, sendo 22 projectos no âmbito do SI de apoio ao Funcionamento (565 mil euros) e três projectos atinentes ao SI de apoio ao Investimento (101 mil euros).

Em relação a estes três últimos projectos, relativos ao SI de apoio ao investimento, um decorre na área do PROCiência e dois surgem na esfera do Internacionalizar 2020.

Em termos de pagamentos, em 2016 pagaram-se 10 milhões de euros, em 2017 foram 26 milhões de euros e em 2018 o valor subiu para os 28,62 milhões de euros, assegura o GR.

No ano passado contabilizaram-se 29,21 milhões de euros em  pagamentos e neste ano, no primeiro mês do ano, pagar-se-ão 66 mil euros. Ou seja, em termos de valor pago até agora, contabilizam-se 94.406.000 euros, exulta o Governo.