Novo diretor clínico do SESARAM acerta estratégia com Pedro Ramos e entra em funções a partir da primeira semana de fevereiro

Uma nota da secretaria regional da Saúde e Proteção Civil dá conta que Pedro Ramos, o titular da pasta, reuniu, hoje, com o novo diretor clínico do Serviço de Saúde da Região, o médico ortopedista do SESARAM, Mário Pereira,  indicado para o cargo pelo CDS Madeira, parceiro de coligação do PSD no Governo Regional.

Segundo a nota “o objetivo deste primeiro encontro foi dar a conhecer as metas definidas pela tutela na área clínica para os próximo anos, assente num modelo organizativo centrado no utente e nos profissionais de saúde. A governação clínica será orientada e desenvolvida na base do diálogo, da proximidade e da humanização.

Nesta reunião foi também definido a metodologia de trabalho tendo já ficado assumido entre ambas as partes que o médico ortopedista, Mário Pereira, irá assumir a direção clínica do SESARAM a partir da primeira semana de fevereiro de 2020.

Neste encontro foram abordados alguns assuntos relacionados com a organização do Hospital Dr. Nélio Mendonça, bem como com as obras programadas para alguns serviços clínicos nomeadamente a intervenção no Bloco Operatório e no Serviço de Urgência, programadas para este ano.

Recorde-se que a nomeação de Mário Pereira surge na sequência da polémica verificada com a médica Filomena Gonçalves, que tinha sido indicada pelo CDS para o cargo mas que recebeu um chumbo dos diretores de serviço numa consulta informal levada a efeito pela presidente do SESARAM Rafaela Fernandes. O passo seguinte foi a médica afirmar-se indisponível para este “enxovalho público”.

Nesta dinâmica negocial do governo de coligação, tinha ficado acertado que o CDS indicaria o diretor clínico do SESARAM.