CMF aprovou novo circuito pedonal por toda a extensão da Estrada Monumental

As Presidências Abertas da Câmara Municipal do Funchal, subordinadas ao tema “O Funchal que nos Une”, passaram, esta manhã, pelo Colégio de Santa Teresinha, na freguesia de Santa Luzia. Ali também decorreu a reunião de Câmara semanal da autarquia. O edil Miguel Silva Gouveia referiu na oportunidade que “pela primeira vez neste mandato, decidimos descentralizar uma reunião de câmara” (…), envolvendo a comunidade educativa.

Antes da reunião o presidente e o seu Executivo visitaram algumas salas de aula deste estabelecimento de ensino, nomeadamente do 4º e 9º ano de escolaridade. Os alunos puderam colocar questões aos autarcas, refere uma nota da CMF, que acrescenta que Miguel Silva Gouveia sublinhou o papel do Funchal como “Cidade Educadora e uma Cidade Amiga das Crianças”.

“Foi interessante constatar que as crianças têm questões e colocam questões, constatei um público jovem muito atento”, afirmou.

Relativamente à ordem de trabalhos da Reunião de Câmara, Miguel Silva Gouveia, disse que “foi aprovado por unanimidade o projecto da nova Rede Clicável, que terá uma extensão de 2,5km, entre a zona do Fórum Madeira e a Praça do Turista. Será o prolongamento da ciclovia já existente, que possui dois troços, criando um novo circuito pedonal com 1,20m de largura por toda a extensão da Estrada Monumental”.

O projecto tem um valor base de 1,3 milhões de euros, com financiamento de 917 mil euros por parte do Programa Madeira 14-20. Irá agora para concurso público internacional, “porque o montante assim o exige, e esperamos ainda neste primeiro semestre que chegue ao terreno, oferecendo assim aos funchalenses e a quem nos visita outras práticas de mobilidade e hábitos de vida saudável”, concluiu o presidente.