PCP denuncia “estratégia errada do Governo Regional” para responder ao problema da habitação

O PCP levou hoje a cabo uma acção política junto ao Bairro da Nogueira, na Camacha, visando alertar para os problemas relacionados com o direito à habitação na Região e a “estratégia errada do Governo Regional para dar resposta ao problema da habitação”.

Segundo o deputado comunista Ricardo Lume, “os custos com a habitação têm um elevado peso no orçamento familiar. Existem hoje grandes dificuldades no acesso à habitação ao mesmo tempo que crescem os mecanismos de especulação imobiliária, que tratam a habitação como uma mera mercadoria e não como um bem fundamental para satisfazer uma necessidade básica dos seres humanos”.

Ora, segundo Lume, na Madeira existem milhares de famílias que vivem sem condições de habitabilidade, devido aos baixos salários e aos custos de insularidade. Dificilmente estas famílias encontrarão solução para os seus problemas habitacionais no mercado de arrendamento ou no mercado imobiliário.

“É preocupante verificar que o Orçamento da Região para 2020 reduz as verbas para o sector da habitação relativamente ao ano de 2019 na ordem dos 17%, uma redução tão grave como a estratégia do governo para o sector, pois não existe o investimento na construção ou aquisição de infraestruturas para habitação social”, considera.

A política do governo, denuncia, passa por empurrar as famílias para o mercado imobiliário, e para o mercado de arrendamento, “apresentando programas que não passam de propaganda e demagogia, pois os apoios anunciados são manifestamente insuficientes para garantir o direito à habitação”.