AREAM promove seminário sobre energias renováveis no Campus da Penteada

De acordo com uma informação divulgada pela Agência Regional de Energia e Ambiente da RAM (AREAM), realiza-se entre 20 e 24 de Janeiro, no Campus Universitário da Penteada, um seminário dedicado ao tema das energias renováveis, eficiência energética, inovação empresarial, mobilidade sustentável e turismo sustentável. O evento enquadra-se no âmbito do projecto YENESIS “Rede de Emprego Jovem para a Sustentabilidade Energética em Ilhas”, co-financiado pelo EEA and Norway Grants Fund for Youth Employment, e é promovido pela AREAM em colaboração com a Universidade da Madeira, a StartUp Madeira e o Hotel Galomar.

Neste seminário participam 11 jovens seleccionados para participar nas actividades do projecto YENESIS, que visa desenvolver competências e proporcionar experiência de trabalho a jovens profissionais que, no momento, não se encontram a estudar, trabalhar ou frequentar formação profissional.

Para sensibilizar os jovens estudantes para áreas de trabalho e profissões emergentes, a AREAM, em parceria com a Universidade da Madeira, envolve neste seminário os alunos do Curso Técnico Superior Profissional em Gestão Energética e Ambiental.

A StartUp Madeira apresentará o tema da inovação empresarial, seguindo-se uma visita à incubadora de empresas, para proporcionar o contacto dos participantes com empreendedores, refere uma nota. A AREAM abordará as restantes temáticas, finalizando com uma visita técnica ao Hotel Galoma, onde os participantes podem ver implementadas práticas, soluções e tecnologias abordadas, uma vez
que esta unidade hoteleira é um exemplo único de boas práticas ambientais, sendo auto-suficiente em energia com base em recursos renováveis, refere uma informação.

Após o seminário, os jovens seleccionados participam numa visita técnica à Noruega para conhecer exemplos de boas práticas relacionadas com a promoção de empregos verdes. Segue-se uma experiência laboral de um mês num dos países parceiros do
projecto, acolhendo por sua vez Região Autónoma da Madeira, neste contexto, jovens dos países parceiros. No regresso, a participação no projecto YENESIS finaliza com uma experiência laboral de seis meses.