Santa Cruz com site de turismo

Foi ontem apresentado o site do Turismo do Município de Santa Cruz. Uma plataforma que  reúne informação sobre o concelho, nomeadamente nas áreas turísticas, cultural, patrimonial, que se encontrava dispersa em muitas fontes e suportes

No site pode ser encontrada informação sobre património local, pontos turísticos de interesse, agenda cultural e principais eventos, restaurantes e empreendimentos turísticos.

Tomásia Castro, responsável pelo Gabinete do Turismo da CMSC, explica que em causa está uma estratégia da cultura e turismo concelhios para a divulgação de informação de interesse para locais e visitantes. A opção por um site fora da plataforma oficial do Município prende-se com as características de pesquisa que as pessoas optam para consultar informações do género das que são agora disponibilizadas.

Tomásia Castro adiantou, ainda, que o site é o resultado de dois anos de trabalho, que envolveu todo o processo de tradução para inglês e alemão (a cargo de Leonilde Dias) e recolha de vários registos fotográficos.

A produção do site foi da inteira responsabilidade da autarquia, que também fará toda a gestão e atualização da plataforma, que se pretende dinâmica.

O site terá, ainda, hiperligações a sites como o ‘Madeira quase esquecida’ e à RTP Play para visualização dos minutos 600 sobre Santa Cruz.

Na ocasião, o presidente Filipe Sousa salientou que esta é mais uma etapa do caminho iniciado em 2013, quando foi decidido criar um pelouro para o turismo.

Uma ideia que não foi entendida por todos, mas que, “para nós, sempre fez sentido e sempre se inseriu na visão macro que temos da gestão autárquica e do plano consolidado para o desenvolvimento concelhio.”

“Lembro que no nosso primeiro programa eleitoral prometemos que o setor do turismo iria assumir um papel preponderante na nossa gestão municipal, refletindo a importância do turismo no concelho de Santa Cruz, que é o segundo polo turístico da RAM, logo a seguir ao Funchal”, vincou.

O autarca lembrou que é em Santa Cruz está concentrada a segunda maior rede hoteleira do arquipélago, sem que, no entanto, esse facto tivesse merecido, até 2013, a devida atenção por parte de quem geriu os destinos deste município. Uma omissão que fez com que aquele sector não fosse devidamente aproveitado em todas as suas potencialidades e sinergias para assim funcionar como motor da sua própria dinâmica e como alavanca de outras atividades paralelas.

A relevância histórica do património edificado, a beleza paisagística e seus percursos, os encantadores sabores da gastronomia e da doçaria, a etnografia, a singularidade das tradições festivas constituem argumentos decisivos para a atratividade turística de Santa Cruz. Elementos que agora se reúnem neste site, que creio ser uma mais valia para a promoção de todas as nossas potencialidades e do destino Santa Cruz no plano mais amplo do turismo madeirense.

“Este é um percurso para continuar com a responsabilidade e seriedade que temos implementado à nossa gestão. Mas também com a coragem que toda a gestão da coisa pública acarreta Lembro que fomos o primeiro concelho a implementar uma eco-taxa turística, uma medida que mereceu a oposição unânime de quase toda a gente, mesmo daqueles que hoje consideram uma taxa do género a nível regional uma necessidade e mesmo algo incontornável,”, realçou.

O endereço eletrónico do site é o www.santacruz-madeira.com