Semana da Flexibilidade na Escola de São Roque de 13 a 17 de janeiro

A Escola Básica dos 2.° e 3.° ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro irá proporcionar, entre os dias 13 e 17 de janeiro, aos seus alunos de 2.° ciclo uma semana temática concluindo assim o trabalho interdisciplinar realizado ao longo deste semestre.

Abordando os temas “Áreas protegidas/Reservas na Madeira” no 5.° ano e “Alimentação e vida saudável” no 6.° ano, os alunos foram ao longo do semestre desenvolvendo os temas, relacionando-os com os seus currículos e através de diversas atividades conseguiram adquirir aprendizagens significativas.

Os alunos do 5.° ano realizaram uma visita à Vereda do Fanal podendo visitar uma zona da floresta Laurissilva classificada de Património Mundial Natural pela UNESCO e de Reserva de Repouso e Silêncio pelo Parque Natural da Madeira e ainda irão observar a parte marinha da Reserva Natural do Garajau, através de uma viagem de bote.

Os alunos de 6.° ano calcularam o seu índice de massa corporal, tiveram um lanche constituído apenas por alimentos vegan e na próxima semana irão ter um almoço oriental na Escola, incluindo novos ingredientes e contrastes de sabores caraterísticos da cozinha oriental.

Em algumas atividades os encarregados de educação foram convidados a participar sendo também elementos muito importantes para o sucesso na aprendizagem.

No desenvolvimento destes projetos a Escola contou com a colaboração de várias entidades (Centro de Saúde de São Roque, Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, Associação Vegan Madeira, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Associação de Orientação da RAM) e com a colaboração de projetos dinamizados na Escola (RBES, BibliotecaMais, Eco-Escolas) que reforçaram e permitiram consolidar o trabalho que ia sendo realizado.

Os trabalhos dos alunos estarão expostos na escola, decorrerão também apresentações, jogos interativos e até agradáveis momentos de convívio e de promoção de atividades saudáveis.

Do programa constam ainda as seguintes atividades:

14/janeiro – Visita à Reserva Natural/Parcial do Garajau
15/janeiro – Palestra “Lobo marinho” – Instituto das Florestas e Conservação da Natureza – Auditório
17/janeiro – Encontro com a escritora Violante Saramago Matos e debate sobre o livro “Quinas pelo mar fora” –Biblioteca
17/janeiro – Jogo Kahoot
13 a 17/janeiro – Exposições itinerantes “As atividades da Natureza nas Áreas Protegidas” e “Reserva Natural das Ilhas Selvagens” – Instituto das Florestas e Conservação da Natureza – 1.º andar