Governo mantém preço da água de rega em 2020

O Governo Regional da Madeira vai subsidiar, em 2020, o setor do regadio, fazendo com que as tarifas cobradas aos agricultores voltem a não sofrer qualquer aumento no próximo ano.

Segundo uma nota de imprensa, o subsídio de 3 milhões de euros dirigido à cobertura da operação total da rega, visa, sobretudo, desonerar o agricultor.

A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, com a tutela da empresa Água e Resíduos da Madeira (ARM), esclarece que «para que o agricultor não tenha que pagar os custos totais da operação, o Governo Regional subsidia». Importa explicar que o GR assume 83,5% dos custos reais da operação do setor do regadio, sendo que aos agricultores apenas lhes cabe os restantes 16,5%.

Apesar de estar definido no estudo de viabilidade económico-financeiro da ARM o aumento anual do preço da água de rega, o Governo Regional decidiu que, em 2020, os preços mantêm-se. Preços que, note-se, em média, rondam os 23€/ ano e que têm sido mantidos desde 2013, ano a partir do qual a água do regadio não sofre qualquer aumento na fatura que chega ao agricultor.

Em relação à água de abastecimento público, haverá uma ligeira atualização. Para uma família média (consumo mensal de 10 metros cúbicos por mês), o aumento será de 90 cêntimos por mês, ou seja de 15,7 euros passa a pagar 16,6 euros.

A tarifa aprovada pela ARM é em 30% mais baixa quando comparada com Portugal Continental, onde o valor médio por 10 metros cúbicos por mês é de 24 euros.

Recorde-se que no sentido de proporcionar o melhor serviço ao agricultor e fornecer mais água, o Governo Regional está, também, a investir cerca de 40 milhões de euros em recuperação de mais de 100km de canais e no aumento da capacidade de armazenamento de água de rega, beneficiando os cerca de 40 mil regantes da Região Autónoma da Madeira.

Por outro lado, a ARM tem também 33 M€ de investimentos para diminuir perdas de água nas redes de abastecimento e garantir mais água a todos.