PSD de Água de Pena queixa-se de falta de solidariedade do Município de Machico

O PSD de Água de Pena apresentou, esta semana, um voto de protesto pela “falta de solidariedade do Executivo socialista da Câmara Municipal de Machico relativamente à freguesia de Água de Pena”. Trata-se de “um voto de protesto que foi aprovado, por unanimidade, em sede de Assembleia de freguesia, visando alertar os responsáveis pela autarquia para que revejam a política de apoios e a forma como os mesmos têm chegado a esta freguesia”, conforme sublinha o presidente da Concelhia do PSD/Machico, Norberto Maciel.

Os social-democratas fundamentam este voto no alegado incumprimento “das verbas financeiras destinadas a esta freguesia e tendo por base as necessidades básicas que Água de Pena apresenta, tanto do ponto de vista social quanto infraestrutural”. Trata-se, disse, de necessidades que carecem de “um apoio financeiro mais robusto para fazer face às prioridades dos seus habitantes, numa freguesia que é a que mais tem mais crescido em termos de população, nos últimos anos, num aumento de cerca de 20% desde 2010, havendo, neste enquadramento, soluções a encontrar e a reforçar, do ponto de vista social”.

Por outro lado, reforçam, o Executivo municipal anuncia e publicita uma colaboração financeira que “efectivamente não cumpre”.

Diz o PSD que “a Câmara Municipal de Machico tem prometido transferir a quantia anual de 16.000 euros para esta freguesia e não tem cumprido na íntegra”, lamentando a “falta de solidariedade para com uma localidade que tem grande potencial de desenvolvimento e considerando difícil de justificar que, num orçamento municipal que ronda os 10 milhões de euros, Água de Pena seja discriminada negativamente, com valores anuais cujas transferências, além de não serem cumpridas, são manifestamente insuficientes para fazer face as necessidades de investimento, de progresso e de desenvolvimento local que os seus habitantes precisam e merecem”.