Susana Prada incentiva em Santa Cruz a, mais do que reciclar, reutilizar

A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, esteve hoje no hastear das bandeiras verdes do projecto Eco-escolas, no concelho de Santa Cruz.

Falando para uma sala composta maioritariamente por alunos, a governante começou por salientar a importância da entrega destas bandeiras (14) num município que de momento tem 72% de implementação das suas escolas neste programa, refere um comunicado oficial. Conforme salientou a governante, a escola desempenha um “papel fundamental para mudança de hábitos e comportamentos” onde o reutilizar tem de ser cada vez mais uma opção.

“Mais que reciclar temos de reutilizar”, disse Susana Prada, sublinhando que através desta opção não há um consumo de energia para uma nova transformação. “O processo de reciclagem exige um consumo de energia e, eventualmente a libertação de gases com efeito de estufa. Reciclar é bom, mas reutilizar é muito, mas muito, melhor”, apontou.

No ano lectivo de 2018/2019 foram galardoadas 129 eco-escolas, o que corresponde a uma taxa de 67% das escolas da Região que fazem parte deste programa. A Madeira é a Região com a maior taxa de implementação do País, afirma o GR.