PS condena encerramento do único balcão da CGD na Ponta do Sol

Os deputados do Partido Socialista (PS) condenam a decisão, hoje tornada, de conhecimento público através da imprensa regional, quanto à intenção de encerramento do único balcão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) na Ponta do Sol, na sequência de um plano de reestruturação promovida por esta entidade bancária pública.

O deputado Carlos Coelho, enquanto porta-voz do grupo, revelou que “o PS condena a decisão da Caixa Geral de Depósitos, aparentemente tomada meramente com base em pressupostos administrativos, não considerando a importância e a função de serviço público que este banco do estado deve ter, principalmente em concelhos mais rurais ou isolados, onde deve garantir a existência deste tipo de serviços à população”.

O parlamentar, natural da Ponta  do Sol, explicou ainda que “nos últimos anos, dois bancos desactivaram os seus balcões no concelho da Ponta do Sol, sendo eles o BPI, que fechou as portas da sua agência na freguesia dos Canhas, em 2015, e mais recentemente, o Novo Banco, que encerrou a sua agência na vila da Ponta do Sol”.

“Não podemos admitir que a Ponta do Sol venha a ser o único concelho da Região Autónoma sem Caixa Geral de Depósitos, um banco do estado, que deve garantir junto da população o dever de serviço público”, frisou.

Carlos Coelho apontou ainda que, actualmente, só há um banco alternativo (com 2 agências) a operar no concelho, sublinhando que “passará a ter uma espécie de monopólio territorial se a CGD levar adiante a intenção de fechar actividade”.

O deputado revela que tal situação irá “obrigar os actuais clientes da CGD, que são muitos a julgar pelo movimento que diariamente se regista naquele balcão da Ponta do Sol, a deslocarem-se aos concelhos vizinhos, com as dificuldades e custos acrescidos que isso representa”.

O socialista avançou ainda que grupo parlamentar do PS irá pedir uma reunião com a direcção da CGD na Madeira para obter mais esclarecimentos sobre esta matéria.