Teófilo Cunha reuniu com o movimento “Salvemos a qualidade do mar”

Continuando as suas auscultações à sociedade civil, o secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, reuniu-se hoje com o movimento ambientalista “Salvemos a qualidade do mar”, liderado por Jacinto Gouveia, para conhecer os propósitos do grupo.

O movimento, diz um comunicado, nasceu há quatro anos, mas esta foi a primeira vez que se reuniu com o Governo Regional, a quem manifestaram disponibilidade para contribuir, de forma voluntária e desinteressada, para a qualidade da água do mar e das zonas costeiras.

Esta organização cívica tem cerca de 4.000 seguidores na rede social Facebook. O movimento emanou, de forma espontânea, de dentro da sociedade madeirense, a partir de um grupo de pessoas preocupadas com os problemas ambientais, lideradas por Jacinto Gouveia, reza um texto enviado aos órgãos de comunicação social pela Secretaria.

No encontro com o secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, e o director regional de Pescas, Rui Fernandes, o dirigente associativo disse que a orientação do movimento não é “apontar o dedo ou criticar” porque “todos somos culpados pela poluição do Mar”, mas “actuar em prol da qualidade do nosso mar”.

Teófilo Cunha, por seu turno, louvou o “sentido de responsabilidade e cidadania” do grupo mas alertou para que “não se deixem levar por pessoas que se aproveitam dos movimentos para fazerem política”. Em nome do Governo Regional, agradeceu o espírito de “iniciativa desinteressada”, em defesa de uma causa que é de todos: o combate à poluição marítima.

Iolanda Silva e Rita Lucília Gonçalves, ambas professoras, também integram o movimento, conclui uma nota à imprensa.