PSD-M na Assembleia da República quer aprovação de Estatuto do Antigo Combatente

Os deputados social-democratas da Madeira no parlamento nacional reuniram-se ontem com a delegação regional da Liga dos Antigos Combatentes, para assinalar a importância da aprovação de um Estatuto para os ex-combatentes na guerra do Ultramar.

Este é, de acordo com o deputado Sérgio Marques, um assunto que será debatido muito brevemente. Para Sérgio Marques, a aprovação deste estatuto é “crucial” e “já tarda há muito tempo”, uma vez que “há mais de 40 anos que os antigos combatentes não vêem reconhecido todo o contributo que deram, enquanto cidadãos, pela defesa da Pátria”.

Os deputados do PSD-M quiseram ouvir as preocupações e reivindicações dos antigos combatentes madeirenses relativamente às propostas que estarão em debate na Assembleia da República para que, melhor informados, possam levar as mesmas à discussão.

“Quisemos deixar aqui o nosso compromisso de que tudo faremos para que este legado pela Pátria possa ser honrado, finalmente, pela Assembleia da República”, sublinhou Sérgio Marques, acrescentando que “é o mínimo que podemos fazer por tudo aquilo que estes homens, e foram centenas de milhares deles, fizeram em defesa da Pátria”.

Sobre os benefícios trazidos pelo novo Estatuto, o deputado do PSD afirmou que é fundamental reconhecer alguns direitos em termos económicos e sociais, estabelecendo uma pensão mínima e apoios ao nível da saúde.

Contudo, acima de tudo, disse ser necessário que “se reconheça a importância do papel que estes cidadãos tiveram na defesa da Pátria”, defendendo a atribuição de um cartão do Antigo Combatente.