Programa de Saúde Oral já fez reduzir 22% na taxa de cárie dentária até aos 6 anos

Saúde Oral, Calheta ASaúde Oral Calheta CO secretário regional da Saúde e Proteção Civil esteve hoje na Escola Básica do Lombo da Guiné, Arco da Calheta, no âmbito das atividades do Programa de Saúde Oral, onde sensibilizou os mais pequenos para o cumprimento das regras de prevenção e da necessidade de haver mais responsabilidade. E onde revelou que, no último ano, “já começámos a atingir as metas definidas no contexto do Programa, já reduzimos em 22% a taxa de cárie dentária até aos 6 anos de idade”.

Pedro Ramos lembrou que “este programa existe na Região há muitos anos e para poder funcionar necessita de todos, envolvendo presidentes da Câmara e da Junta, delegada de Saúde Escolar, diretor da escola, médicos e a própria comunicação social que tem uma importância na comunicação, equipa do IASAÚDE, os meus assessores”.

O governante referiu alguns números do programa de Saúde Oral para expressar a relevância do mesmo e disse que esta escola “está a cumprir uma carta de compromissos assinada com a secretaria da Educação”. O programa, em 2018/2019, abrangeu 279 escolas, fizemos 530 ações de formação, educação e sensibilização, atingimos 18 mil alunos nas suas variadas fases de escolaridade.

Pedro Ramos formulou o desejo para que existam mais escolas neste cumprimento e alertou para a responsabilidade, das crianças, dos professores e de todos os colaboradores, sempre que houver uma abordagem da Saúde e da prevenção da doença.”

O titular da pasta da Saúde focou, ainda, uma outra meta fora da Saúde Oral, mas igualmente determinante num enquadramento de prevenção da doença, como o programa um enfermeiro para todos, visando mais enfermeiros para todos os idosos. “Começámos pelo concelho da Calheta, em função da abertura revelada pelo presidente da Câmara, demonstrando que é um concelho com grande responsabilidade”.