Teófilo Cunha visitou navio-escola alemão “Alexander von Humboldt”

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, visitou esta segunda-feira o navio-escola alemão Alexander Von Humboldt II, que amanhã deixará o porto do Funchal rumo a Canárias. Teófilo Cunha foi recebido pelo comandante Thomas Jung, formado em estudos náuticos pelo Instituto de Simulação Marítima de Bremen.

O Alexander Von Humboldt II, construído no estaleiro Brenn und Verformtechnik em Bremen, na Alemanha foi lançado à água em 2011. Através da Deutsche Stiftung Sail Training, conta com um programa de actividades de formação marítima e experiências de mar destinado a pessoas dos 14 aos 75 anos, que descrevem experiências inolvidáveis passadas a bordo.

As actividades para os jovens dos 15 aos 25 anos focam-se no ensino de técnicas tradicionais de navegação à vela. Tal como no navio escola Sagres, o programa desafia os participantes a navegar à antiga e com todo o tipo de condições meteorológicas.

O navio tem 57 metros de comprimento, cerca de 37 metros de altura e três mastros com 24 velas. Dispõe de um motor com 750 cavalos, uma tripulação permanente de 24 elementos e capacidade para acolher 55 formandos, informa uma nota governamental.

A embarcação denomina-se Alexander Von Humboldt em homenagem ao geógrafo, naturalista e explorador da Prússia, na actual Alemanha. O navegador viveu nos séculos XVIII e XIX e fez várias viagens científicas sobretudo pelas Américas Central e do Sul e Ásia Central.