Arte urbana nos Tanoeiros valorizou o comércio

Miguel Gouveia arte urbanaFez um ano desde que a Câmara Municipal do Funchal decidiu fazer uma intervenção de arte urbana na Rua dos Tanoeiros, um arruamento histórico da cidade.  Foram 16 lojas da rua com trabalhos artísticos tendo por base pipas, que foram desenvolvidos por artistas regionais ou residentes na Madeira. Um ano volvido, o presidente faz um balanço bastante positivo da iniciativa.

“Os comerciantes são unânimes em considerar que a rua registou uma maior afluência de pessoas ao longo do último ano, especialmente turistas. Isto teve impactos positivos nas vendas e contribuiu para que metade das lojas que estavam então encerradas tivessem, entretanto, voltado ao ativo. Fica comprovado mais uma vez que a cultura e a arte urbana podem efetivamente promover a dinamização económica.”

O projeto “Adote Uma Loja”, tal como foi batizado, consistiu num desafio lançado a cada artista para “adotar” um estabelecimento da rua e entrar em contacto com a história e as motivações do espaço e dos seus comerciantes. As 16 obras elaboradas procuraram traduzir, através da arte, um pouco da história destas lojas, fazendo ao mesmo tempo uma homenagem aos tanoeiros e à sua arte, que dão nome à rua.

“Entendemos que o comércio tradicional deve ser preservado e valorizado, não apenas pelas suas funções económicas e sociais, mas também pelo seu significado histórico, como referencial do nosso património imaterial e da nossa memória e identidade coletiva. A Autarquia procurou, assim, reavivá-los através da arte pública, com sentido crítico e consciente da necessidade de regeneração da cidade e dos seus estabelecimentos comerciais, o que foi francamente bem conseguido”, refere o Presidente.

“Neste caso, para além de democratizar o acesso à cultura e valorizar os artistas, procuramos transformar a atratividade da rua e consequentemente dinamizá-la economicamente, o que foi possível, também graças ao profundo trabalho de proximidade que o Município tem estabelecido com os comerciantes, auscultando-os na busca das melhores soluções. O reforço e melhoramento da iluminação pública na Rua dos Tanoeiros é mais um exemplo destas sinergias e mais uma das causas do sucesso alcançado.”