Barreto quer captar investimento da América Latina através do Centro Internacional de Negócios

Rui Barreto RB ACIF Fórum EconómicoO Secretário Regional da Economia, Rui Barreto, participou, esta manhã, na abertura do Fórum Económico da Madeira, a convite da Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (ACIF-CCIM).

Rui Barreto salientou que este tipo de iniciativas “faz parte da estratégia de internacionalização que o Governo está a implementar e, também, de captação de investimento direto estrangeiro”.

“Há um manancial e um potencial de crescimento das exportações portuguesas, em particular, nalguns setores, com alto valor diferenciado para a América Latina, mas também é muito importante que empresas da América Latina possam encontrar no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) uma porta de entrada para Negócios na Europa”, reiterou.

De acordo com o Secretário da Economia este encontro contou com o “suporte do Governo para mais empresas portuguesas poderem, também, diversificar na América Latina, mas também a Madeira ser a porta de entrada de países da América Latina na Europa”.

“Nós temos um instrumento importante (CINM) de captação de investimento direto estrangeiro, mas também de criação de postos de trabalho. Este encontro serve precisamente para nós estreitarmos esse relacionamento diplomático, mas também abrir corredores de negócio”.

A iniciativa da ACIF-CCIM em parceria o Instituto de Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL) contou com a presença de representantes de 8 países da América Latina, nomeadamente, o Brasil, o Chile, a Colômbia, Cuba, Panamá, Paraguai, Peru e do Uruguai, representados por embaixadores e encarregados de negócio.