Real Associação entrega quarta-feira prémios “Tesouros Vivos da Madeira”

A Real Associação da Madeira e do Porto Santo, tendo como patrono o Duque de Bragança, atribuirá no dia 13.11.2019, os Prémios “Tesouros Vivos da Madeira” numa cerimónia que terá lugar no Hotel Quinta da Bela Vista, pelas 18.00 horas.

A Real Associação considera que o universo das artes e ofícios apresenta características únicas que estão à guarda de muitos artesãos anónimos que se encontram espalhados por todo o Arquipélago. Estes artífices são os detentores de um conhecimento informal precioso que deve ser dignificado, reconhecido, preservado, catalogado e transmitido às gerações vindouras.

A iniciativa tem por objectivo distinguir a carreira de artesãos ou de artistas escolhidos como representativos de uma determinada área das artes e ofícios, e, por outro lado, reconhecer e revelar novos talentos que promovam o progresso, a evolução, a modernização dos ofícios em que trabalham, fomentando a passagem do conhecimento às gerações vindouras.

São considerados para a atribuição deste prémio artífices e artistas naturais do Arquipélago da Madeira ou de origem madeirense que se encontrem a residir no Arquipélago ou na diáspora Madeirense.

O artífice a reconhecer será todo aquele que domine um conjunto de saberes com valor cultural reconhecido, de raiz tradicional ou contemporânea e na prestação de serviços de igual natureza, dominando, para isso, um conjunto de técnicas e saberes com elevada perícia manual e estética.

Nesta segunda edição dos Prémios Tesouros Vivos da Madeira serão distinguidos pelo Duque de Bragança artífices das cestarias e dos bordados da Madeira.

Este é um projecto desenvolvido por iniciativa da Real Associação da Madeira e do Porto
Santo que conta, desde a primeira hora, com o apoio de Dom Duarte, Duque de Bragança.