Escola da Lombada recebeu professores da Letónia

A Escola Básica do 1º ciclo com Pré escolar da Lombada, Ponta do Sol, no passado fim de semana, voltou a receber professores na Ação Chave 1 ao abrigo do Programa Erasmus desta vez oriunda da Letónia.

Os professores tiveram a oportunidade de visitar a escola e o laboratório de aprendizagem onde receberam formação na realidade aumentada.

O curso da responsabilidade da 21Knowledge.pt foi concebido para fornecer ferramentas para preparar os professores europeus para um futuro que acontece hoje.

Os temas e atividades de treino tiveram em conta as principais competências para estudantes do século 21. O idioma usado durante o curso foi o Inglês e o mesmo foi dinamizado pela docente da própria escola, Rosa Luísa Gaspar.

O curso teve como objetivos a promoção do debate sobre competências-chave para os cidadãos do século XXI; a experimentação e desenvolvimento de novas práticas de aprendizagem e métodos de ensino; a promoção e a inovação educacional; o desenvolvimento de metodologias, estratégias, técnicas e recursos para um ensino diferenciado; a criação de efeitos de spin-off como o desenvolvimento curricular e colaboração em pesquisa; a promoção interdisciplinar através do STEAM.

Tudo recorrendo ao uso da robótica e à realidade aumentada, tendo sido utilizadas diferentes abordagens e aplicações móveis. O uso do Merged Cube e a sua aplicabilidade em contexto sala de aula foi a novidade apresentada.