“Apontamentos Culturais” mostra jóias e objetos de adorno do Museu Quinta das Cruzes

É um projeto piloto lançado no início de 2019 e dirigido, sobretudo, ao público adulto do Museu Quinta das Cruzes, e constitui uma iniciativa do Governo Regional através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

São visitas guiadas temáticas, com a duração de 45 minutos e que pretendem promover um espaço aberto de relação junto do visitante sobre objetos e coleções específicas que interagem entre si em determinados contextos históricos, artísticos e sociais.

Segundo uma nota de imprensa, nesta quinta-feira passada, o tema da visita guiada foi “jóias e objetos de adorno” – constituído por peças de origem portuguesa e europeia dos séculos XVII a XIX, que integra a doação de César Filipe Gomas, fruto do interesse do doador, ourives de profissão e que reuniu este espólio ao longo de toda uma vida, consagrada ao colecionismo, à joalharia e ourivesaria.

Na coleção, que se encontra numa das salas do museu, é possível encontrar objetos diversos, tais como anéis, pendentes, fivelas, objetos de adorno, etc., que complementam a exposição.

O projeto “Apontamentos Culturais” concretizou, até ao momento, quatro visitas guiadas, com 62 participantes na totalidade.

A próxima visita temática realiza-se no dia 29 de novembro, pelas 15h00, e será dedicada à temática “Os serviços de mesa nas coleções do Museu”.

O formulário para as inscrições para esta visita será colocado brevemente na página de Facebook do museu.