Funchal abre candidaturas a entrega gratuita de compostores às famílias do concelho

CMF compostores grátisPosters Resíduos 2017A Câmara Municipal do Funchal deu conta hoje, numa informção enviada à comunicação social, que tem oficialmente abertas as candidaturas com vista à entrega gratuita de compostores às famílias do concelho que possuam hortas e jardins e ainda de ecopontos domésticos a famílias com comprovadas carências socioeconómicas.

“As candidaturas devem ser feitas online, no site oficial da CMF, no link http://cm-funchal.pt/pt/servicos-online/servicos-home.html, e a Autarquia pretende que a entrega de equipamentos comece a ser feita já no próximo mês de novembro. Em ambos os casos o requisito de base é ser residente no Funchal, sendo que, no caso dos ecopontos, é necessário apresentar um documento da respetiva Junta de Freguesia que ateste os fracos recursos financeiros, e no caso dos compostores, é obrigatório possuir horta ou jardim”, refere o mesmo documento.

“Este é o resultado de uma candidatura do Município do Funchal ao POSEUR, que “reforçará a recolha seletiva de resíduos de embalagem no concelho, bem como o tratamento de resíduos orgânicos, numa iniciativa importante no que respeita à edução ambiental e à inclusão da população numa estratégia que é central para este Executivo”, enaltece Idalina Perestrelo, a Vice-Presidente da Autarquia, com o pelouro do Ambiente. O valor total do investimento ascende a cerca de 437 mil euros, sendo cofinanciado em 85% pelo POSEUR.

Para os agregados familiares que possuem habitações com jardins ou hortas, o Departamento de Ambiente da Câmara do Funchal avançará, por sua vez, “com a distribuição gratuita de 4.000 compostores, para deposição seletiva de resíduos orgânicos. É uma iniciativa que vem chamar à atenção, desde logo, para a correta gestão deste tipo de resíduos, e que será complementada por uma componente informativa sobre a utilização deste tipo de equipamentos, através da qual será possível dotar os agregados familiares de conhecimentos básicos acerca do processo de compostagem.”

“A distribuição gratuita destes equipamentos será uma medida importante para continuar a reduzir a produção de resíduos sólidos urbanos no concelho do Funchal”, conclui a autarca.