Quem é o novo comandante operacional da Madeira?

Foto facebook Maria da Luz Aresta.

O Contra-almirante João Luís Rodrigues Dores Aresta é o novo comandante operacional da Madeira.

Nasceu em 24 de dezembro de 1961 na Murtosa, Aveiro, ingressou na Escola Naval em 1979 e foi promovido a GMAR em 1 de outubro de 1984.

Após especialização em Artilharia, embarcou em corvetas, como Chefe do Serviço de Navegação e de Artilharia. Depois prestou serviço a bordo do NRP Vasco da Gama, novamente como chefe do Serviço de Artilharia e, finalmente, como Chefe do Departamento de Operações.

Integrou por duas vezes o Estado-Maior da Força Tarefa Portuguesa (POTG), participando em Operações de Evacuação de Não-Combatentes em Angola (1992) e na Guiné-Bissau (1998).

Entre 1993 e 1996 foi Chefe do Gabinete de Sistemas de Comando e Controlo e instrutor da área de Operações Navais do CITAN, sendo também responsável pelo treino de porto na área de Operações dos navios.

De maio de 1999 a maio de 2000, desempenhou o cargo de Oficial de Operações do Estado-Maior do Comandante da Força Naval Permanente do Atlântico (COMSTANAVFORLANT), a bordo de navios dos EUA e Canadá.

Em 2001 foi nomeado Chefe da Secção de Exercícios do Estado-Maior do Comando Naval e em 2002 ascendeu a Chefe da Divisão de Operações, Chefe do Centro de Operações Navais e Diretor do MRCC Lisboa.

Posteriormente desempenhou as funções de representante português no Comando Aliado de Submarinos do Norte da Europa (COMSUBNORTH), no QG da NATO em Northwood. Durante este período efetuou uma missão de quatro meses em Cabul, Afeganistão, onde integrou o Gabinete de Aconselhamento Político do Comandante da Força da NATO (ISAF).

Entre fevereiro e maio de 2006 viria ainda a desempenhar as funções de Oficial de Ligação da NATO junto do Governo de Cabo Verde, no âmbito da realização de exercícios NATO na região. Com a promoção a CMG foi nomeado Chefe de Estado-Maior do Comando Naval e, após frequência do CPOG, em agosto de 2011 assumiu o Comando da Base Naval de Lisboa, até à promoção a Comodoro, em 2015.

Entre julho de 2015 e novembro de 2016 exerceu as funções de Chefe de Estado-maior Adjunto para o Planeamento no Allied Maritime Command (MARCOM), em Northwood.

Já no posto de Contra-almirante ocupou o cargo de 2º Comandante Naval, até assumir as atuais funções, no Comando Conjunto para as Operações Militares, em Oeiras.

Da sua folha de serviços constam diversos louvores e condecorações.

Dores Aresta vivia no Montijo, é casado com Maria da Luz Aresta e tem duas filhas, a Rita e a Catarina.