Festival de Órgão: concerto de música do séc. XV hoje na Igreja do Bom Jesus

Maria Bayley

O ’10.º Festival de Órgão da Madeira’ regressa hoje ao Funchal com concerto no Recolhimento do Bom Jesus. Trata-se de um concerto de música do século XV na Igreja e Recolhimento do Bom Jesus, às 21h3. Amanhã, terça-feira, 22 de outubro, o palco será, novamente, na Igreja do Colégio, com “A Arte da Transcrição”, em que Yves Rechsteiner apresentará, no órgão, transcrições de obras orquestrais do século XVIII.

Ontem, o Festival de Órgão esteve na Ponta de Sol, na Igreja Matriz, num concerto às 18:00, com “”Ave Maris Stella” Maria, a Estrela do Mar”, do século XV, pelo grupo feminino “Mediae Vox Ensemble” composto pelas vozes das cantoras e instrumentistas Esperanza Mara Filgueras, Mariana Moldão, Maria Bayley e Filipa Taipina, que tem também a seu cargo a investigação e direcção musical e que, anteontem, actuaram e encantaram, no Porto Santo, às 20h30.

Também no sábado  mas em Machico, houve na Igreja Matriz,  pelas 21:30, “O Caminho para Monteverdi”, com Rosana Orsini, soprano, e Marco Aurélio Brescia, em que foram tocadas composições do século XVI.

O ‘10.º Festival de Órgão da Madeira’, ao integrar o referido Programa de Comemorações, apresenta-se com uma programação dedicada a “Seis Séculos de Música para Órgão”, convidando a uma viagem musical através dos séculos e do património organístico existente na Região.

O programa de hoje inclui Canto Gregoriano de autores anónimos:  ¬ Ave Maris Stella (Antiphonale monasticum e Codex Faenza)¬ Antiphona ad Magnificat / Magnificat primi toni (Antiphonale monasticum e Codex Perugia) ¬ Salve Regina (Antiphonale monasticum e Codex Trento) ¬ Benedicamus Domino (Antiphonale monasticum e Codex Faenza) Jacopo da Bologna (1340-1386) ¬ Soto l’impero del posente prinçe Guillaume Dufay (1400-1474) ¬ Ave Maris Stella Hildegard von Bingen (1098-1179) ¬ Ave, Maria auctrix Oswald von Wolkenstein (1375-1457) ¬ Ave Mate

Pelo Mediae Vox Ensemble, constituído por Mariana Moldão, Esperanza Filgueira Rama, Filipa Taipina, Maria Bayley, organetto e órgão, Filipa Taipina, direcção.